PAPA FRANCISCO apela ao fim da violência na Ucrânia

PAPA FRANCISCO apela ao fim da violência na Ucrânia
Confrontos em Kiev provocaram dezenas de mortos e agravam crise política


O Papa Francisco mostrou hoje, dia 17 de fevereiro,  a sua preocupação com a situação na Ucrânia, apelando ao fim da violência neste país, palco de violentos confrontos em Kiev.
“Convido todas as partes a cessar qualquer ação violenta e a procurar a concórdia e a paz do país”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Pelo menos 25 pessoas morreram nas últimas 24 horas, na Ucrânia, segundo os dados avançados pelo Ministério da Saúde.
“Com o espírito preocupado, acompanho quanto está a acontecer por estes dias em Kiev. Asseguro a minha proximidade ao povo ucraniano e rezo pelas vítimas da violência, pelos seus familiares e pelos feridos”, declarou o Papa.
Os confrontos entre polícias e manifestantes continuaram durante a noite na Praça da Independência, na sequência de uma crise política na Ucrânia que desde finais de novembro levou milhares de pessoas às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Ianukovitch de suspender a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia.
O Papa já tinha deixado um apelo à paz na Ucrânia a 26 de janeiro, numa altura em que Governo e oposição iniciaram negociações que levaram à demissão do primeiro-ministro, Mikola Azarov, e a evacuação da Câmara Municipal de Kiev e outros edifícios públicos.
“Estou próximo da Ucrânia com a oração, em particular dos que perderam a vida nestes dias e das suas famílias. Desejo que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil, evitando qualquer recurso a ações violentas, e que prevaleça no coração de cada um o espírito de paz e a busca do bem comum”, declarou, após a recitação da oração do ângelus.

Comentários

Mensagens populares