JUVENTUDE Jovens de fé

JUVENTUDE
Jovens de fé
HELENA SOUSA
Foto: J. CLAUDIO FERNANDES

Num mundo onde tudo é rápido, supérfluo e tudo está ao alcance de um click, os jovens que não tiverem tempo de ser crianças, deixam de viver muitas coisas fundamentais ao seu crescimento, porque toda a casa tem de começar pelos alicerces. E quando os construtores (pais) não têm tempo ou não sabem fazer bom cimento…como pode a casa ser forte e um bom abrigo?
Ao jovem compete apenas a pintura, é claro que o pintor pode e deve saber tapar buracos. A capacidade de aprendizagem é a maior virtude e esta existe em todas as idades. Por isso chegamos ao tempo dos JOVENS Á PROCURA. Procuram tudo e nada, em todo o lugar e em lugar algum…
Diamantes em bruto, belos e frágeis, imponentes e rebeldes, brilhantes e estáticos, que somente necessitam de ser trabalhados. Independentemente da forma todos procuram “o Caminho, a Verdade e a Vida” e uma grande parte encontra no “Senhor” que há muito tempo morreu de braços abertos, lá longe, a dizer “pai perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
Mudaram a linguagem e os métodos, mas o Caminho e a Meta continuam os mesmos, a fé não se perdeu apenas é vivida de forma diferente. Não é melhor nem pior, é simplesmente o que é, e não deve ser mudada, mas sim compreendida e trabalhada.
Jovens que têm de recorrer à falta de fé para não sofrer represálias nesta sociedade laica, porque ir à missa não é uma coisa fixe. Aqui começa o dilema, porque todo o jovem quer ser o maior e o grupo é extremamente importante.
Mas no mais íntimo do seu ser e em pequenos grupos continua a borbulhar a presença do Mestre e a proporcionarem-se bons encontros, levando-o à construção de casas fortes e cheias de valores. Muitas vezes até os próprios jovens desconhecem o quanto brilham.
Qual foi o jovem que nunca parou para falar meio minuto com Deus? Seja na véspera do teste, antes de um jogo, para superar limites, para agradecer ou num grupo de amigos, haverá razões, posturas ou locais mais válidos do que outros? Ou tudo isto é Fé? Como diz Antoine de Saint-Exupéry o essencial é invisível aos olhos. E porque o certo e o errado dependem dos olhos do observador, talvez esteja na hora da sociedade trabalhar um pouco mais o sentido da visão e ao jovem deixá-lo brilhar e crescer porque também a fé que parece pó se pode transformar numa avalanche e transformar o mundo. (in VOZ DA MISSÃO, fev. 2014, p.6) 

Comentários

Mensagens populares