BRASIL Aqui Chapadinha o terço do primeiro domingo PE. FRANCISCO MAYOR SEQUEIRA, smbn

BRASIL
Aqui Chapadinha o terço do primeiro domingo
PE. FRANCISCO MAYOR SEQUEIRA, smbn
Chapadinha: A gruta de Nossa Senhora de Lurdes 

Há tempos que ando com vontade e intenção de conversar com  meus amigos e amigas sobre uma iniciativa interessante do saudoso Pe. António Antunes, de feliz memória. Encontro-me, actualmente na Chapadinha, Maranhão. É destas terras quentes que vos escrevo.
Quando  em meados de 2 010, voltei  a Contagem surpreendeu-me a gruta de nossa Senhora de Lurdes, a que P. Antunes mandou  construir e a que deu o pomposo nome de Santuário de Nossa Senhora de Lurdes.
Todos os que tivemos a dita de conhecer e conviver com P. Antunes sabemos o quanto ele era devoto e com quanta e sentida emoção falava da Mãe de Deus e nossa. Como já fizera nas paróquias por onde passara, construiu também aqui uma gruta.  Sonhava fazer desse local um lugar de encontro com Deus e de oração. Pe. Antunes era um ardoroso missionário. Infelizmente muitos de seus sonhos tiveram a sorte das sementes que caíram entre espinhos… foram sufocados…Mas  este, quatro anos após a  sua páscoa, continua firme.
Padre Antunes era gostava de adornos e enfeites. Por isso não se contentava apenas com a recitação do terço junto da gruta… queria mais. Estabeleceu que se fizesse uma caminhada de preparação  e ambientação da rua de acesso ao seminário até a gruta, cantando  a Maria.
No primeiro domingo de cada mês, um grupo de cerca de 25 a 40 pessoas, vindas das comunidades vizinhas reúnem-se para rezar o terço..
Que razões dava o Pe. Antunes? Pelas informações  recolhidas depreendi que, além da sua devoção a Nossa Senhora como característica bem clara, havia o desejo de levar as pessoas a rezar pela  Igreja, pelo Papa,  bispos,  sacerdotes e consagrados.  A rezar pelas vocações e vocacionados, principalmente pelos nossos seminaristas e Seminário de Contagem, de modo que sentissem o carinho e preocupação dos vizinhos e vizinhas em estar com eles.
Esperava que esta aproximação  da comunidade  com o Seminário e seminaristas e destes com a comunidade criasse laços benéficos de conhecimento e amizade mútuos
Chapadinha, Maranhão 2 de Fevereiro de 2014
(In VOZ DA MISSÃO, MARÇO 2014)

Comentários

Mensagens populares