UNESCO e PAQUISTÃO lançam Fundação Malala para a educação das meninas

UNESCO e PAQUISTÃO 
lançam Fundação Malala para a educação das meninas

Malala Yousafzai


Paquistão faz a primeira doação de $ $ 10 milhões
Em 10 de dezembro, a UNESCO e o Paquistão lançaram o  Fundo Malala para a educação das meninas num evento de alto nível realizado como parte das comemorações para o dia dos direitos humanos. No evento – lembrando Malala, a educação das meninas  é um direito – o Presidente do Paquistão Asif Ali Zardari anunciou que seu país iria doar o primeiro contributo  de US $10 milhões.
Aberto pelo director-geral da UNESCO Irina Bokova e Presidente Zardari, o evento foi dedicado à paquistanesa Malala Yousafzai, aluna de 15 anos, que foi alvo de uma tentativa de assassinato pelos talibãs em outubro passado por causa de sua defesa do direito das meninas irem à escola. O objectivo era dar novo impulso à indagação para fornecer acesso à escola para todas as meninas até 2015.
A instrução, também aprovada pelos Ministros e representantes do Afeganistão, Egipto, Indonésia, Arábia Saudita, Suécia e os Emirados Árabes, o representante especial do secretário geral para crianças e conflitos armados e o director geral da ISESCO, comprometeu-se ainda mais "a defender a educação de meninas como um direito humano básico e condição para o desenvolvimento sustentável e a paz duradoura.
O evento reforçou o ímpeto fornecido pela iniciativa "Educação em primeiro lugar", lançada no início deste ano pelo secretário geral da ONU Ban Ki-moon, que insta os governos, organizações internacionais, sociedade civil, o sector privado e líderes religiosos para tornarem a educação das meninas uma prioridade.
"Muitas garotas, em muitos países, estão retidas simplesmente porque elas são meninas, disse o director-geral da UNESCO Irina Bokova."Elas são forçadas a trabalhar, são casadas, são tomadas longe da escola. Hoje, ha 32 milhões de meninas da escola primária e uma quantidade similar da escola secundária. Educação de meninas é um direito básico – também é uma alavanca para o desenvolvimento que beneficia toda a sociedade; meninas e meninos, homens e mulheres."

"Duas forças opor uns aos outros no meu país," disse o Presidente Zardari. "Malala representa as forças de paz e estamos lutando contra as forças das trevas, do ódio e da violência [...] Precisamos do apoio do mundo inteiro para ajudar Malalas todas a irem à escola."  Unesco|Ucanews

Comentários

Mensagens populares