CURIOSIDADES A descoberta do café

CURIOSIDADES
A descoberta do café

O café nasceu em Kaffa, província da Etiópia, no ano 850. Na época, o pastor Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.
Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge começou a utilizá-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário.
Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. Porém, os africanos não tiveram muito interesse em plantar o café. Com isso, os árabes foram os primeiros a cultivá-lo e apresentá-lo para o resto do mundo. Inclusive, Coffea Arabica é o nome científico de uma das mais importantes espécies de café, em homenagem a seus primeiros cultivadores.

Na actualidade, é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e o Brasil desempenha o importante papel de maior produtor de café do mundo.

Comentários

Mensagens populares