VATICANO Bento faz aparição surpresa no consistório dos cardeais

VATICANO
Bento faz aparição surpresa no consistório dos cardeais
Convidado pelo Papa Francisco, a entrada do Papa Emérito Bento atrai aplausos
Imagem: AFP Photo / L'Osservatore Romano
Nicole Winfield para AP / Huffington Post
Cidade do Vaticano  24 de fevereiro de 2014

O Papa Francisco juntou o aposentado Papa Bento XVI na cermónia litúrgica de sábado da criação de cardeais oriundos de uma mistura geográfica sem precedentes
Bento XVI entrou discretamente na Basílica de São Pedro por uma entrada lateral cercado por uma pequena comitiva e foi recebido com aplausos e lágrimas do povo atordoado nos bancos. Ele sorriu, acenou e parecia genuinamente feliz por estar lá, tomando o seu lugar na fila da frente, para o lado, junto com os cardeais.
Foi a primeira vez que Bento e Francisco apareceram juntos numa cerimónia litúrgica pública desde que Bento se aposentou há um ano e tornando-se o primeiro papa a renunciar em mais de 600 anos.
O significado de sua presença era múltiplo, sinalizando a continuidade e até mesmo um sinal de aprovação dos 19 homens que Francisco tinha escolhido para se juntarem ao Colégio dos Cardeais, o grupo de elite de clérigos cujo trabalho principal é eleger um papa.
As escolhas de Francisco reflectem em grande parte a sua visão de que a Igreja deve apostar nas periferias e não ser uma instituição fechada, mas sim um lugar de acolhimento e de misericórdia. Ele nomeou cardeais de alguns dos países mais pobres do mundo, Haiti, Burkina Faso e Costa do Marfim entre eles, sendo muitos pastores como ele.
Num sinal de que Bento ainda comanda a honra e o respeito devido a um papa, cada um dos 19 novos cardeais - depois de receber o chapéu vermelho de Francisco no altar - foi directo para o banco de Bento XVI para cumprimentá-lo antes da troca de um sinal de paz com os outros cardeais.
Durante o verão, Francisco e Bento apareceram juntos nos jardins do Vaticano para apresentar uma estátua, mas o evento de sábado marcou uma das cerimónias litúrgicas mais importantes que um papa pode presidir: a instalação formal dos novos cardeais.
Cerimônia de sábado foi assim o último passo na realidade evoluindo de ter dois papas lado a lado, que vivem dentro do Vaticano: a presença de Bento XVI marcou uma nova fase de ressocializá-lo na vida pública da Igreja depois de um período de estar escondido que começou quase exactamente um ano atrás, com a sua renúncia a 28 fev 2013.
Com precedente de sábado, as chances de que Bento cresceu  a chance de que aparecerá em 27 de Abril na canonização de seu papa, João Paulo II, e o Papa João XXIII.

Após o processamento pelo corredor central, no início do serviço, Francisco foi directamente para junto deBento, agarrou-o pelos ombros e abraçaram-se. Francisco cumprimentou-o da mesma forma que no final do serviço, e Bento tirou o solidéu branco em sinal de respeito quando Francisco se aproximou.

Comentários

Mensagens populares