CATALUNHA Não havia portugueses no autocarro acidentado em Barcelona

CATALUNHA
Não havia portugueses no autocarro acidentado em Barcelona
A Direção Geral de Proteção do Governo Regional da Catalunha divulgou hoje uma lista das nacionalidades de todos os estudantes envolvidos no acidente de hoje em Tarragona (Espanha), na qual não consta Portugal.
Lusa    CATALUNHA    POR LUSA

De acordo com a entidade catalã, no autocarro acidentado (na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona), viajavam estudantes do Peru, Bulgária, Polónia, Irlanda, Palestina, Japão, Ucrânia, República Checa, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, Hungria, Alemanha, Suécia, Noruega e Suíça.
A maioria destes estudantes, acrescentaram as autoridades locais, eram estudantes do programa Erasmus, em várias universidades, especialmente da Universidade de Barcelona.
O acidente causou pelo menos 13 mortos e 50 feridos, cinco deles em estado grave e quatro em "estado crítico". Um deles, salientou o presidente da Generalitat, Carles Puigdement, "preocupa especialmente".
Contactado pela agência Lusa, o Cônsul-Geral de Portugal em Barcelona, Paulo Teles da Gama, reiterou a informação avançada anteriormente de que as autoridades portuguesas não foram notificadas da existência de portugueses no autocarro acidentado, "nem entre as vítimas, nem entre os que escaparam ilesos".
O ministro do Interior (Administração Interna) espanhol, Jorge Fernández Díaz, declarou no local do acidente que as 13 vítimas mortais são mulheres e não espanholas. Uma equipa composta de 17 forenses, muitos deles trazidos de Barcelona para Tortosa (Tarragona), está a trabalhar na identificação das vítimas.
O acidente aconteceu às 06:00 da manhã locais, quando o autocarro da empresa Autocares Alejandro, que circulava rumo a Barcelona, perdeu o controlo, atravessou o separador e ficou voltado no sentido sul, colidindo com outro veículo. Envolveu 63 pessoas: o condutor e os 60 passageiros do autocarro, bem como duas pessoas que seguiam no ligeiro.
O condutor do autocarro sobreviveu ao acidente e foi ouvido na manhã de hoje na comissaria dos Mossos de Esquadra (polícia autonómica da Catalunha) de Tortosa. O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha informou, entretanto, que o condutor fez o teste para consumo de drogas e álcool, que deu negativo em ambos os casos.
A empresa dona do autocarro esclareceu que o condutor tem 17 anos de experiência neste tipo de veículos, é considerado um perito neste tipo de autocarros, e nunca tinha tido um acidente. Também explicou que o autocarro tem três anos e todas as inspeções em dia.
Tanto o governo espanhol como o governo regional da Catalunha atribuíram o acidente a "um erro humano", mas ressalvaram que se trata de uma avaliação inicial que carece de confirmação após concluídas as investigações periciais.
Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves que ocorreram em Espanha desde 2000, com envolvimento de um autocarro de passageiros.

A 06 de julho de 2000 um autocarro no qual viajavam alunos catalães colidiu com um camião de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando vinte mortos e treze feridos graves

Comentários

Mensagens populares