TURQUIA







Turquia mata 67 militantes curdos no norte do Iraque em ataques aéreos
 Impõe novo toque de recolher contra cidades curdas, 
perto da fronteira por Jason Ditz, 14 de março de 2016


Exército da Turquia confirmou uma enxurrada de ataques aéreos contra o norte do Iraque no sábado, alegando ter matado pelo menos 67 pessoas, todas elas "militantes curdos." Os ataques direcionados várias cidades conhecidas por terem uma presença PKK.
Durante o cessar-fogo entre a Turquia e o PKK, grande parte do grupo separatista curdo mudou-se para o Iraque como parte do acordo, na pendência de negociações. Quando a Turquia abandonou o cessar-fogo no ano passado, eles começaram a atacar tanto o sudeste curdo da Turquia e norte do Iraque.
A Turquia também anunciou a expansão de seu das 24-7 toque de recolher militares em cidades curdas adicionais ao redor da fronteira com o Iraque, alimentando um êxodo de civis das cidades que, sob o toque de recolher, estar sob constante ataque por franco-atiradores militares.

Turquia está sob crescentes críticas de grupos de direitos humanos por seu uso de toques de recolher, que têm cortado civis encurralados nessas cidades de socorros básicos, e salvo civis presos dentro de escapar para receber ajuda médica feridos. A Turquia, por seu lado, insiste todos dentro é um "terrorista".

Comentários

Mensagens populares