HONDURAS A líder indígena Beta Cáceres foi baleada

HONDURAS
A líder indígena Beta Cáceres foi baleada
Líder indígena e defensora do meio ambiente, Berta Cáceres 
Foto: Elmundo.cr  03 de março de 2016 | mundo

A líder indígena  e defensora do meio ambiente, Berta Cáceres, das Honduras, foi morta a tiros na quinta-feira de manhã cedo em sua casa na cidade de Esperanza, no departamento de Intibuca. O presidente do Comité para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras, Hugo Maldonado, informou que Homens armados entraram na casa e atiraram sobre a líder.
Morreu aos 43 anos de idade e deixou quatro crianças órfãs. Lutou pela defesa do meio ambiente e organizou o Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras em 1993 e denunciou as ameaças de hidroelétricas que queriam fazer na região.
A defensora do meio ambiente em abril 2015 ganhou o prémio Goldman que é o mais alto reconhecimento para activistas ambientais. “ Nossas consciências são abaladas pelo facto de apenas se contemplar a auto-destruição baseada no capitalismo, a predação racista e patriarcal ", Cáceres disse que quando recebeu o prémio, membros da comunidade  de Cáceres que eram contra a construção da barragem de Água Zarca foi uma doas suas grandes lutas, mesmo assim o governo continuou com a construção desta barragem.
Em 2013, ela foi acusada por transportar armas ilegalmente e Cáceres argumentou que eles colocaram uma arma em seu carro para a incriminar, também informou que recebeu ameaças após destacar ambientalistas e receber o Prémio Goldman.

Num relatório de 2014, Honduras registou o maior número de mortes por defensores do meio ambiente em todo o mundo. Entre 2002 e 2014, mataram 111 militantes. YSM|NEWSVA

Comentários

Mensagens populares