FELIZ PÁSCOA 2016 por TEÓFILO MINGA

FELIZ PÁSCOA
2016            por TEÓFILO MINGA





Páscoa de dois mil e dezasseis!
Experiência mística em Tana, (1)
Numa igreja repleta de fiéis,
Experiência divina e humana
Que louva na alegria o Senhor,
Assembleia reunida no amor!

Missa longa de duas horas,
Um pouco demais para um europeu.
Mas ali estava eu sem sentir demoras,
Com este Povo de Deus que me comoveu!
Literalmente, eu não compreendia nada,
Mas que Eucaristia, sentida e empenhada!

Rito diferente depois da homilia: (2)
Casais que se aproximam do altar,
As crianças ao colo, no rosto a alegria,
Alegria que vem de Deus, sem par!
A que vão os pais com suas crianças?
Preparação para o Baptismo, estas andanças!

Junto ao altar, primeiro são abençoadas;
Depois, são benzidas com o óleo santo!
Benditas crianças, pelos pais levadas,
Que apresentam ao Senhor em alegre canto!
Mas são também elas que trazem os pais
Ao compromisso cristão, que nunca é demais!

Outra graça que Deus me concedeu,
Neste Domingo de Quaresma logo pela manhã!
Naquela Assembleia miliária, o único europeu!
Senti o gesto amigo de tanto irmão, de tanta irmã,
Todos, unidos a mim pela fé e pela esperança,
Ali presentes nos pais e em cada criança!

Teófilo,
1)Eucaristia em Tana (Antananarivo), capital de Madagáscar.
2) Logo a seguir à homilia e antes do Ofertório, uma grande parte dos fiéis se dirigem para o altar. São casais com as crianças que serão baptizadas no Domingo de Ramos.


Antananarivo, 28 de Fevereiro de 2016.

Comentários

Mensagens populares