SMBN Páscoa é ressurreição e vida em abundância por P. LUIS VIEIRA

SMBN
Páscoa é ressurreição e vida em abundância  por P. LUIS VIEIRA


 Hoje, não escrevo no plural, mas no singular e, olhos nos olhos, para ti que me lês e queres saber algo da vida e da tua verdadeira identidade.
                A Páscoa é uma Boa Nova que se anuncia na primavera do tempo e que se vive no aconchego da alma e nos liberta de todas as formas de morte. No momento, em que os homens pensaram que tinham tirado a vida a Cristo, Ele salva-os da morte, dando a vida pela salvação de todos os homens, oferecendo-lhes a ressurreição. Ele tinha dito que “se o trigo não morresse, ficaria só, mas, se morresse, daria muito fruto”. Também tinha afirmado: “Eu sou o Caminho, a verdade e a vida”. Eis, porque da morte ressurge a Vida e um fruto novo e do seu caminho a verdade da vida que procuramos. É esta Vida de Cristo ressuscitado, este fruto apetecível, esta vida libertada da morte que corre no coração do mundo e chega à eternidade. Se tu, meu amigo, queres Vida une-te a Cristo, para entrar com Ele na Páscoa, na passagem através da morte, à alegria da vida que não morre. Aprende a morrer, para aprenderes a viver. Se a morte faz parte da vida, só a Pascoa a transforma em Ressurreição. E, porque o mistério não se diz, acredita: a fé é a maior força que vence o mundo.
                Agora, liberta de ti mesmo esses pedaços de vida morta que adoecem a tua fé, matam a tua esperança e roubam a tua alegria. Liberta-te do passado da vida aprisionada, dos venenos que tragaste com rótulos de morte, desse túmulo fechado em antros de podridão em que o pecado, a mentira e a sedução te envolveram. Rola a pedra do sepulcro e ressuscita. Sai do fundo de ti mesmo e deixa a tristeza, porque já tens o verdadeiro sentido da vida. Reaviva a fé, para reanimares a vida, para fugires dos contratempos e daqueles que te dizem que na morte tudo acaba. Enche o coração do ar que brota da cruz florida da Páscoa. Aspira a força que vence a morte, porque a eternidade espera por ti. Amadurece a terra para a glória e anuncia o dia sem ocaso, o Domingo da Ressurreição e o sepulcro vazio, porque Jesus já te segue no caminho. Ama, porque a única forma de fugir à morte é o amor. Só quem ama aprende a dar a vida como Jesus, a renunciar e morrer por ela. S. João diz que “passamos da morte à vida, porque amamos os irmãos”. O amor encurta todas as distâncias e vence a barreira da morte.

                Amigo, liberta a vida. “Aquele que guarda a vida para si mesmo vai perdê-la, aquele que a der vai encontrá-la. Agrafa a tua vida à vida de Cristo e sentirás a graça e a abundância da Vida a escorrer por ti. “Vim para que tenham vida e a tenham em abundância” S. João 10,10. Choramos lágrimas por todas as tragédias do mundo, mas rolamos a pedra de todos os sepulcros, para cantarmos a Ressurreição, o amor e misericórdia de Jesus por todos os homens. in VM Abril 2016

Comentários

Mensagens populares