PORTUGAL PRESIDENTE MARCELO Elogios rasgados e palmas batidas com mais força pelos deputados do PSD, do CDS e do PS

PORTUGAL
PRESIDENTE MARCELO      Elogios rasgados e palmas batidas com mais força pelos deputados do PSD, do CDS e do PS
Várias personalidades políticas reagiram ao primeiro discurso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República
© Global Imagens
POLÍTICA NOVO PRESIDENTEHÁ 4 HORAS
POR GORETI PERA

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República portuguesa, numa cerimónia que se prolonga pelo dia de hoje.
No final do discurso que marcou o primeiro dia de mandato, várias foram as personalidades que reagiram ao assumir de funções do novo chefe de Estado.
O primeiro-ministro foi o primeiro a fazê-lo, dizendo que “é o dia de escutarmos e não falarmos”, assumindo que o professor teve um discurso em que “todos nos podemos reconhecer”.
Ainda na ala socialista, Carlos César elogiou os reptos para que sejam “procurados consensos que compatibilizem finanças sãs e justiça social” e “a necessidade de afirmarmos com qualidade a imagem do país no exterior”.
Fernando Medina preferiu destacar a “leitura correta e precisa dos poderes presidenciais” e do estado do país: “de pacificação, de entendimento, de convergência, com muitas feridas abertas do período do ajustamento e muitos estratos da população com problemas muito sensíveis ao nível da pobreza e da exclusão social”.
Já na ala social-democrata, Luís Montenegro referiu-se a “um discurso muito mobilizador para as tarefas que cabem a todos os políticos mas também a todos os portugueses”.
“Foi um discurso nacional, inspirado nos valores de sempre do professor Marcelo Rebelo de Sousa, humanista e personalista. Marcelo soube puxar pela autoestima e confiança dos portugueses”, vaticinou, por outro lado, Paulo Portas, prestes a deixar a liderança do CDS.
Aplaudido foi também por Tino de Rans. “É o meu Presidente. É um discurso que eu faria porque percebi em campanha que éramos os políticos mais parecidos. Gostei de ter ido à luta com ele”, afirmou Vitorino Silva.
Com as mesmas palavras reagiu Sampaio da Nóvoa, que também correu a Belém ao lado de Marcelo. “É o novo Presidente, é o Presidente de todos os portugueses, é também o meu Presidente. Vamos desejar que corra tudo bem”, declarou.
 Jerónimo de Sousa preferiu salientar que mais importante do que as palavras serão os atos. “A prática é a mãe de todas as coisas”, alertou o líder comunista. Ainda à Esquerda,Catarina Martins admitiu ter assistido a um “discurso conservador”, mas mostrou esperança que Marcelo Rebelo de Sousa seja o Presidente que faça jus à Constituição da República Portuguesa.
Do partido Os Verdes, a reação surgiu pela voz de Heloísa Apolónia, a pedir que Marcelo tenha a Constituição “em primeira conta”. 
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, não se escusou a usar a palavra, dizendo, esperançado: “Com o anterior, não há comparação possível. Eu até bati palmas com mais força por o ver ir-se embora”.

Também o representante do Brasil Fernando Henrique Cardoso falou aos jornalistas, a quem disse desejar “democracia e crescimento” a Portugal.

Comentários

Mensagens populares