COALIZÃO Coalizão bombardeia instalações de armas químicas do Estado Islâmico

COALIZÃO
Coalizão bombardeia instalações de armas químicas do Estado Islâmico
Ataques 'degradaram a capacidade do EI de produzir armas químicas'.
Pentágono capturou chefe de armas químicas do grupo no Iraque.
10/03/2016 16h43 - Atualizado em 10/03/2016 17h41
Da AFP






A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra o grupo Estado Islâmico  (EI) bombardeou instalações de armas químicas dos insurgentes, com base em informações de um integrante do EI, capturado por forças americanas, indicou nesta quinta-feira (10) o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.
A coalizão "realizou múltiplos ataques aéreos que perturbaram e degradaram a capacidade do EI de produzir armas químicas", informou o porta-voz em uma coletiva de imprensa no Pentágono.

Os bem sucedidos bombardeios múltiplos resultaram de informações transmitidas por Sulayman Dawud al-Bakkar, também conhecido como Abu Dawud, informou o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook, confirmando o nome de um integrante do EI apontado como especialista dos extremistas em armas químicas da organização,
Abu Dawud foi capturado em fevereiro por forças especiais americanas, segundo anunciou o Pentágono. Dawud foi transferido nesta quinta-feira para custódia iraquiana, após ser interrogado. Sua captura representa uma grande vantagem na luta contra o EI no Iraque e na Síria e Cook disse que rendeu resultados quase imediatos.
Cook descreveu Dawud como "o emir do Isil (como as autoridades americanas se referem ao EI) para a fabricação de armas químicas e tradicionais".
"Sua captura removeu um líder-chave do Isil do campo de batalha e forneceu à coalizão informações importantes sobre as capacidades de armas químicas do Isil", disse Cook.

"Através de Dawud, a coalizão aprendeu os detalhes sobre as instalações e a produção de armas químicas do Isil, assim como as pessoas envolvidas", prosseguiu.  G1

Comentários

Mensagens populares