INDIA Índios Dalit planeiam marcha pela igualdade de direitos

INDIA
Índios Dalit planeiam marcha pela igualdade de direitos
Protesto organizado conjuntamente pelas igrejas Católica, Protestante e Ortodoxa
Indianos dalits cristãos e muçulmanos durante um protesto
exigindo que o governo lhes conceda direitos iguais aos
que beneficiam os dalits hindus. (Foto: AFP)
5 de fevereiro de 2016

Dalits cristãos na Índia estão planeando uma marcha para exigir direitos iguais, incluindo lugares em instituições de ensino e empregos públicos.
Mais de 20.000 pessoas em todo o país são esperadas a participar na marcha programada para 10 de março em Nova Deli por católicos, protestantes e ortodoxo.

 O Conselho Nacional de Igrejas na Índia, um fórum conjunto de igrejas protestantes e ortodoxos, e do Conselho Nacional de dalits cristãos são os principais organizadores.
"É nosso dever moral lutar contra a injustiça . Este será um dos maiores protestos dos dalits cristãos para exigir direitos iguais", disse à ucanews.com., Franklin César, fundador do Conselho Nacional de dalits cristãos,
O termo Dalit sânscrito significa espezinhada e classifica as antigas castas intocáveis ​​dentro da sociedade hindu. Em metade da Índia cerca de 25 milhões de cristãos são de origem Dalit. A ordem presidencial de 1950 nega benefícios do governo, como cotas em empregos públicos e instituições de ensino, destinado para o avanço dos dalits, com o fundamento de que o cristianismo não reconhece o sistema de castas.
Os líderes cristãos dizem que os sucessivos governos não conseguiram desfazer 1950 para trazer justiça para os dalits cristãos.
Segundo o padre Z. Devasagayaraj, secretário da comissão de Dalit dos povos indígenas do bispo católico indiano, o governo teme que a concessão de benefícios cause um êxodo de conversões de hindus Dalits para outras religiões.
Ele disse que actualmente, 12 dos 29 governos estaduais da Índia têm recomendado ao governo federal para tratar dalits cristãos, muçulmanos e hindus igualmente em termos de benefícios e direitos sociais.

(308)

Comentários

Mensagens populares