PORTUGAL EUTANÁSIA Igreja católica reafirma oposição à legalização da eutanásia

PORTUGAL
EUTANÁSIA    Igreja católica reafirma oposição à legalização da eutanásia
O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que hoje reuniu em Fátima, reafirmou a oposição da Igreja católica à legalização da eutanásia, alegando que a única alternativa é cuidar da vida.
© iStock  CEPHÁ 22 HORASPOR LUSA
"A alternativa, a única que há, é cuidar da vida e de todas as 
vidas. Não há outras alternativas no sentido humano e cristão", 
disse aos jornalistas o padre Manuel Barbosa, porta-voz da 
Conferência Episcopal Portuguesa.

Adiantou que o conselho permanente da CEP debateu a questão e reiterou a defesa da vida, "no seu todo, não aceitando a legalização da eutanásia".
"A única alternativa é naturalmente o amor, a proximidade e o cuidado que é preciso ter, concretamente os cuidados paliativos para todos, sem exceção. Não há outras alternativas, a meio prazo ou a meio termo", adiantou Manuel Barbosa.
Disse ainda que os bispos portugueses têm em preparação dois documentos, que serão divulgados nos próximos dias, sobre a questão da eutanásia: uma nota pastoral e um conjunto de perguntas e respostas "num sentido muito pedagógico e fundamentado", disse o porta-voz da CEP.

"Estes documentos são mais uma achega, na perspetiva da doutrina da Igreja, sobre esta temática tão importante para as nossas vidas", frisou. ECCLESIA

Comentários

Mensagens populares