COALIZÃO Coalizão liderada pelos EUA atinge alvos do Estado Islâmico

COALIZÃO
16/11/2015 11h37 - Atualizado em 16/11/2015 12h23
Coalizão liderada pelos EUA atinge alvos do Estado Islâmico na Síria
Bombardeios destruíram 116 caminhões-tanque dos terroristas.
Ataque aconteceu no domingo; França também realizou bombardeios.
Da France Presse

França bombardeia reduto do Estado Islâmico na Síria
 (Foto: Reprodução/GloboNews)

A coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos destruiu 116 caminhões-tanque usados pelo grupo Estado Islâmico (EI) no leste da Síria, afirmou nesta segunda-feira (16) o Pentágono. O grupo jihadista reivindicou no sábado (14) a autoria dos atentados em Paris que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos.
Os caminhões-tanques foram destruídos no domingo (15) perto de Bukamal, uma localidade controlada pelo EI na fronteira com o Iraque, segundo o comunicado.
Também no domingo, vários bombardeios executados por aviões franceses destruíram um campo de treinamento e depósitos de armas em Raqqa (a "Brigada 17"), reduto do grupo EI na Síria, anunciou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
No entanto, o EI afirmou que os bombardeios feitos pelo Exército francês atingiram locais vazios e não deixaram mortos entre os jihadistas, segundo a BBC.
"Durante a noite, aconteceram pelo menos 36 explosões em Raqa, algumas provocadas por bombardeios aéreos, outras apenas por explosivos", afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, que tem uma grande rede de fontes na Síria.
"As explosões sacudiram toda a cidade, aconteceram bombardeios ao norte e ao sul de Raqa", completou Abdel Rahman. O diretor do OSDH não soube informar se os ataques deixaram vítimas.
O Ministério da Defesa da França informou que 10 caças lançaram 20 bombas no domingo à noite na região norte da Síria, destruindo um posto de comando e um campo de treinamento do EI.
Um vídeo divulgado pelo Ministério de Defesa da França
mostra caças militares franceses partindo em missão
contra alvos do grupo autodenominado Estado
 Islâmico em Raqqa (Foto: BBC)

No sábado (14), o presidente da França, François Hollande, disse que os atentados em Paris "sãoum ato de guerra do Estado Islâmico contra a França". Ele já havia prometido uma luta "implacável" contra terroristas. “Quando os terroristas estão dispostos a cometer tais atrocidades, eles devem saber que irão encarar uma França determinada”, afirmou na noite de sexta-feira.
Veja no vídeo a seguir como foram os ataques franceses:
Ameaças
O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou um novo vídeo (veja trechos abaixo) nesta segunda-feira (16) no qual diz que os países que participam dos bombardeios aéreos na Síria terão o mesmo destino que a França. As informações são da agência Reuters.
O grupo também ameaçou realizar um ataque em Washington, a capital dos Estados Unidos.
“Nós dizemos aos Estados que participam da campanha cruzada que, por Deus, vocês terão um dia se Deus Quiser, como o da França, e por Deus, como nós atingimos a França no centro de sua morada em Paris, nós juramos que vamos atacar a América em seu centro em Washington”, diz um homem na gravação.

Não foi possível verificar a autenticidade do vídeo imediatamente.

Comentários

Mensagens populares