BRASIL Conflito no campo motivou 49 assassinatos em 2015, denuncia CPT (Dorothy Stang

BRASIL
Conflito no campo motivou 49 assassinatos em 2015, denuncia CPT (Dorothy Stang


Numerosas famílias de agricultores de Anapu, no sul do Pará, encontraram-se em 12 de fevereiro e nos dias seguintes para recordar o assassinato da irmã Dorothy Stang, ocorrido há 11 anos. A religiosa era conhecida pela coragem e disponibilidade com que  lutava pela defesa dos agricultores e da floresta.
Irmã Dorothy Stang, 73 anos, nascida nos Estados Unidos e naturalizada brasileira, pertencia à Congregação de Notre Dame. Foi assassinada na manhã de 12 de fevereiro de 2005, com seis tiros disparados à queima-roupa, nas proximidades de Anapu, na região ocidental do Pará.
Há mais de 20 anos a religiosa estava comprometida com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), acompanhando com determinação e paixão a vida dos trabalhadores do campo, especialmente na região amazónica do Estado do Pará. Devido às suas constantes denúncias contra acção violenta dos fazendeiros e grileiros, Irmã Dorothy passou a ser ameaçada de morte a partir de 1999.
Nos encontros e nas celebrações do aniversário que duraram uma semana – segundo as POM – falou-se também dos últimos crimes ocorridos no mês de janeiro em Eldorado do Carajás, com as mesmas motivações que levaram ao assassinato de Ir. Dorothy.
Segundo a CPT, em 2015 o número de homicídios em consequência dos conflitos nas zonas rurais foi o mais alto dos últimos 12 anos, com 49 assassinatos registados, principalmente no Norte do país.
A CPT adverte no entanto, que os dados são ainda parciais e podem aumentar, visto que ainda estão a ser recolhidas informações. Em 2003, foram 73 os homicídios por conflitos de terra. (JE/POM) RV - in VM março p. 6

(275)

Comentários

Mensagens populares