SMBN Missionários misericordiosos como o Pai por P. FARIAS

SMBN
Missionários misericordiosos como o Pai por P. FARIAS
Encontros : Cucujães, Valadares e Tomar
 O Papa Francisco ao convocar o Ano da Misericórdia pediu-nos que fizéssemos da quaresma deste ano o ponto mais alto da sua vivência.  Assim na sua Mensagem retomou o mesmo tema sugerindo que fizéssemos da prática das obras de misericórdia um caminho de renovação e de vivência pascal renunciando àquilo a que temos direito para com essa renúncia darmos vida aos que estão em situação de penúria e de morte seja a que nível for. Pediu-nos para fazermos a experiência do encontro com a misericórdia recebida de Deus para depois a tornarmos visível na vida dos irmãos.

Para nos ajudar a fazer esta experiência de misericórdia esteve com os Missionários da Boa Nova o P. Vitor Feytor Pinto durante o dia 4 de Janeiro no Seminário da Boa Nova em Valadares. Ajudou-nos a abeirarmo-nos da fonte da misericórdia e a reconhecer os novos espaços onde ela hoje nos é pedida e assim manifestar ao mundo a credibilidade da Igreja num tempo de conflitos e de ausência de Deus. No dia seguinte propusemo-nos criar sinais e atitudes que possam ser significativos para nós e para os homens e mulheres a quem servimos.
Também a equipa de animação missionária programou e realizou algumas tardes de reflexão e oraçãodurante a quaresma com vários grupos de auxiliares e colaboradores das Missões de modo a tornar mais significativa a nossa acção missionária junto das comunidades a que pertencem.
O primeiro encontro realizou-se em Ronfe (Guimarães) na tarde de 27 de Fevereiro orientada pelo P. Farias. Depois duma reflexão sobre a proposta do Papa para a quaresma deste ano seguiu-se um tempo de adoração durante o qual se fez uma linda via sacra preparada pelo grupo local. Numa tarde fria uma dúzia de colaboradores participou com imenso fervor.
No dia 28 foi o encontro em Cucujães orientado pelo P. Pinho em que estiveram cerca de 50 participantes. A tarde começou com uma reflexão. Seguiu-se a adoração do SS. Sacramento na capela do Seminário. O encontro terminou com um lanche partilhado no refeitório do Seminário no qual se reviveram algumas emoções da tarde e se deram informações práticas para as festas deste ano.

Na tarde de 6 de Março o P. Farias orientou no Seminário de Valadares um encontro semelhante para os colaboradores daquela região. Houve pouca participação. Após a reflexão seguiu-se um tempo de adoração em que participaram também os seminaristas. Apesar de haver poucos participantes, os que vieram sentiram-se contentes e mostraram que valeu a pena não só pela vivência desta tarde mas também pela força que levaram para o resto da quaresma. No fim: bolos e lanche.
No dia 12 de Março foi a vez de Tomar. Aí estiveram P. Farias e Ir. Conceição das Missionárias da Boa Nova. Juntaram-se cerca de 20 auxiliares das Missões. Foi um tempo de reflexão, adoração e compromisso missionário. À adoração na Igreja de S. João Batista juntaram-se outras pessoas da comunidade.

Para o Alto Minho está previsto um retiro de todo o dia em Monção, no dia 25 de Abril para as auxiliares de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço. Deus queira que estes dias de espiritualidade missionária nos ajudem a ser mais discípulos e colaboradores da Sua Misericórdia. in VM abril 2016 p.3

Comentários

Mensagens populares