HONDURAS A líder indígena BERTA CÁCERES foi baleada nas Honduras.

HONDURAS
A líder indígena BERTA CÁCERES foi baleada nas Honduras.
Em 2014, Honduras foi o país com mais mortes de ambientalistas em todo o mundo



O líder indígena e defensor do meio ambiente, Berta Cáceres
 Foto: Elmundo.cr
 03 de março de 2016 | mundo
La Paz, 3 de março (ANF) .- O líder indígena de Honduras, Berta Cáceres, foi morto a tiros na quinta-feira cedo em sua casa na cidade de Esperanza, no departamento de Intibuca.
O presidente do Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras, Hugo Maldonado, informou que homens armados entraram na casa e atiraram sobre o líder. 
Caceres morreu aos 43 anos de idade e deixou quatro crianças órfãs. Ela lutou para a defesa do meio ambiente e organizou o Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras em 1993 e denunciou as ameaças de hidrelétricas que queria fazer para a região.
O defensor do meio ambiente em abril 2015 ganhou o prémio Goldman é o mais alto reconhecimento por ativistas ambientais.
"Humanidade Awaken, não há tempo! Nossas consciências serão abalados pelo fato de ser apenas contemplando a auto-destruição baseada na capitalista, a predação racista e patriarcal ", Caceres disse que quando ele recebeu o prêmio. membros Caceres luta e da comunidade que eram contra a construção da barragem de Agua Zarca foi um dos seus grandes lutas, mas ainda assim o governo continuou com a construção desta barragem.
Em 2013, ela foi acusada pela acusação de transportar armas ilegalmente e Cáceres argumentou que eles colocaram uma arma em seu carro para incriminar também informou que ele recebeu ameaças após destacar ambientalistas e receber o Prêmio Goldman.

Em um relatório de 2014 intitulado Como muitos mais? Honduras registrou o maior número de mortes por defensores do meio ambiente em todo o mundo. Entre 2002 e 2014, que mataram 111 militantes. YSM|NEWSVA

Comentários

Mensagens populares