ESTADO ISLÂMICO (DAESH) Revelada lista com informações sobre 22 mil jihadistas do Estado Islâmico

ESTADO ISLÂMICO (DAESH)
Revelada lista com informações sobre 22 mil jihadistas do Estado Islâmico
Autenticidade do documento a que a Sky News teve acesso foi confirmada. Policia Judiciária portuguesa está a "analisar a situação” da lista.
PÚBLICO     10/03/2016

Centenas de documentos que identificam cerca de 22 mil recrutas do autodesignado Estado Islâmico (EI) em 51 países foram entregues num cartão de memória à televisão britânica Sky News por um antigo membro da organização, que a abandonou por estar desiludido com o grupo jihadista. A estação televisiva disse que já informou as autoridades.
A Polícia Judiciária está a “analisar a situação da lista”, adiantou à Lusa uma fonte da polícia portuguesa, referindo que o trabalho está a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT).
A entrega dos documentos ao jornalista da Sky News foi feita num local secreto na Turquia por um homem que se autointitula Abu Hamed e que fez parte do Exército Livre da Síria, o primeiro grupo a pegar em armas contra o regime do Presidente sírio Bashar al-Assad, antes de se ter juntado aos jihadistas. “Ele afirmou que as regras islâmicas em que acredita colapsaram totalmente dentro da organização, levando-o a sair”, explicou Stuart Ramsay, jornalista da Sky News.
Os documentos parecem formulários de inscrição no EI, com 23 questões relativamente ao nome, data e local de nascimento, residência, número de telefone ou anteriores actividades jihadistas dos aspirantes a membros do grupo. A televisão britânica adianta que a maior parte dos nomes revelados já estavam referenciados, mas que as novas informações podem ajudar a identificar extremistas que ainda não eram conhecidos das autoridades dos respectivos países.
A maioria dos jihadistas vem do Médio Oriente e do Norte de África, mas os documentos revelam também a identidade de vários cidadãos de países europeus como Alemanha, França ou Reino Unido. 
Richard Barrett, antigo director do MI6, os serviços de informação externa do Reino Unido, disse à Sky News que os documentos “são uma autêntica mina de ouro de informação de grande importância e interesse”.
O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziére, confirmou ao jornal britânico The Guardian que os documentos são verdadeiros, adiantando que vão facilitar “investigações mais rápidas e claras e penas de prisão mais duras”. A polícia federal alemã, BKA, também já confirmou a sua autenticidade.
A existência de documentos semelhantes já tinha sido revelada pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung e pelas estações de rádio WDR e NDR na segunda-feira. Por seu turno, o Zaman al-Wasl, um jornal online ligado à oposição síria, publicou exemplos do questionário na terça-feira, revelando informações sobre 1736 combatentes de 40 países, nomeadamente sauditas, tunisinos, marroquinos e egípcios.

A lista entregue às autoridades pela Sky News será agora analisada pelos serviços de segurança dos países envolvidos.

Comentários

Mensagens populares