Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Arquivo
Presidente da República Portuguesa foi recebido pelo prefeito da Casa Pontifícia
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA
ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 17 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa chegou ao Vaticano para uma audiência com o Papa Francisco, onde foi recebido pelo prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein e 12 elementos da Guarda Suíça.

Para além da audiência com o Papa, Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e vai fazer uma breve visita à Capela Sistina, antes da partida para Madrid, onde vai prosseguir a primeira deslocação oficial de Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente da República disse esta segunda-feira que a escolha do Vaticano para a sua primeira deslocação oficial se liga ao facto de ter sido a primeira entidade a reconhecer Portugal como estado independente.
"Trata-se do reconhecimento perante a entidade que foi a primeira a reconhecer Portugal como estado independente", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.
No seu discurso de tomada de posse perante a Assembleia da República, a 9 de março, Rebelo de Sousa disse que a fundação de Portugal foi “reconhecida urbi et orbi pela Bula «Manifestis Probatum est»”, um documento do Papa Alexandre III, de 1179, que confirmava a independência de Portugal e o título de rei a Afonso Henriques.

Comentários

Mensagens populares