AMERICA CENTRAL INDEPENDÊNCIA: 190 anos entre a violência e a pobreza


AMERICA CENTRAL    INDEPENDÊNCIA: 190 anos entre a violência e a pobreza
Entre as regiões mais violentas do mundo, ameaçadas pelo tráfico de drogas, atingida por elevadas taxas de pobreza, a América Central celebrou 190 anos de sua independência da coroa espanhola (15 de setembro de 1821) com paradas militares, procissões de cerimônias oficiais e jovens na Guatemala, Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica (Panamá e, em seguida, província da Colômbia seguiu-os em 1903).
"Com apenas dez anos separados do Bicentenário, nossa geração deve responder com factos às perguntas de hoje," disse o Presidente da Costa Rica Laura Chinchilla falando do ' Parque Nacional da capital San José.
Dividir as Honduras, ainda presas às tensões políticas, onde a eventos oficiais do governo de Porfirio Lobo sejuntou um evento liderado pelo antigo Presidente Manuel Zelaya, derrubado num golpe sem derramamento de sangue em 2009.
Após as intervenções militares dos Estados Unidos, ditaduras, guerras civis, América Central atingiu uma relativa estabilidade política, mas permanecem os cartéis de drogas e seus bilionários negócios numa região em que 90% da cocaína vai directamente para os Estados Unidos. Em Junho, pela primeira vez, os presidentes centro-americanos concordaram em conjuntamente na luta contra a droga, e seu tráfico e receberam promessas de ajuda de doadores internacionais elevadas a dois biliões de dólares, três quartos dos quais são, no entanto, as declarações que devem ser retornadas aos países com graves défices. Cerca de metade da população vive na pobreza. Misna 16 09.2011 – 12:22

Comentários

Mensagens populares