COLÔMBIA IGREJA E MISSÃO: mais um Padre assassinado

Foi encontrado morto em sua casa o Padre Gualberto Oviedo Arrieta, de 34 anos, pastor da Igreja de Nuestra Señora del Carmen Capurganá, uma cidade na Diocese Católica Romana de Apartadó, região remota do noroeste da Colômbia.
De acordo com os primeiros relatórios de Coronel Jaime Avila, comandante da polícia de Urabá, o corpo do sacerdote católico foi encontrado ontem de manhã. Um paroquiano seu bateu à porta, sem receber resposta. O corpo tinha feridas de arma de corte na cabeça. De acordo com Ávila, o Padre Oviedo não recebeu ameaças de morte.
É o segundo sacerdote católico morto na Colômbia em menos de duas semanas após o Padre José Reynel Restrepo, pastor de Marmato em Lorena departamento de Caldas, morto em 1 de Setembro a tiros por desconhecidos, quando ia na sua motocicleta na estrada entre Belén de Umbría e Guatica. Em Marmato, Padre Restrepo liderou um movimento popular contra a exploração ilegal de ouro.
A Conferência Episcopal colombiana manifestou sua "profunda tristeza" pela morte do Padre Oviedo, "um padre que se havia entregue ao serviço dos mais pobres em Urabá". Com a morte do Padre Oviedo são seis sacerdotes assassinados no país sul-americano desde o início de 2011, "o que mostra o estado de violência e degradação moral que vive a nossa sociedade," disse Monsenhor Juan Vicente Córdoba, secretário-geral do episcopado, salientando "o compromisso corajoso dos nossos religiosos para a denúncia profética e injustiças  e situações de pobreza”. Misna 13.09.2011

Comentários

Mensagens populares