BOLÍVIA DEMISSÕES: após onda de protestos em marcha indígena

Depois do Ministro da Defesa, Cecilia Chacón, também o do Interior, Sacha Llorenti, se demitiram após a operação policial, realizada no domingo passado, contra a marcha indígena protestando contra a construção de uma estrada no p.n. Isiboro Sécure Parque Nacional Parque Nacional (Tipnis), na Amazônia boliviana.
Mais demissões: o vice-ministro do Interior Marcos Farfán, acusado pelo Llorenti da violência exercida pelas forças de ordem contra os índios, renunciou ao Instituto juntamente com o chefe do Serviço Federal de migração, María René Quiroga e Roxana, coordenador geral do sistema de informação e  produção e comercialização de produtos agrícolas, animais (Sispam) Office no âmbito do Ministério do desenvolvimento rural.
Sobre a violência domingo no Yucumo – os indígenas têm denunciado uma dura repressão contra o calendário e até mesmo a morte de um recém-nascido pela inalação de gás lacrimogêneo pela polícia-, o Presidente anunciou a criação de uma Comissão de alto nível, composta por especialistas bolivianas e internacionais para lançar luz sobre o incidente. Ele também pediu a ONU para se juntar à Comissão.
A decisão de Morales para parar a construção da estrada de discórdia, chegada segunda-feira, não parou de protestos: a Central Obrera boliviana (Cob), principal sindicato do país, confirmou a greve geral de 24 horas para agora, argumentando que a demissão de Ministros "não é suficiente", enquanto no norte do departamento de Beni,.o movimento indígena, se ia preparando para novos eventos.
A posição de Morales é muito fraca num momento crucial: se aproximando as eleições de 16 de outubro, o primeiro na história da Bolívia, para nomear juízes e magistrados com o voto popular. Morales saiu vencedor por cinco votos a favor, desde que foi eleito no final de 2005, mas sua popularidade está em declínio desde Janeiro, depois de uma tentativa falhada de aumentar o preço dos combustíveis que desencadeou protestos maciços e está agora em torno de 37%. Misna 28 09.2011-12:27

Comentários

Mensagens populares