A ressurreição ponte entre o mundo e a vida eterna, por Armando Soares

Na tarde domingo de Páscoa, em 19 de Abril 2009, o Papa recitou o Regina Coeli na presença de numerosos fiéis no pátio do Palácio Pontifício de Castel Gandolfo e em ligação audiovisual com a Praça de São Pedro.
Falou da verdade da ressurreição como tema fulcral da liturgia do tempo pascal: "Ressuscitei e estarei sempre convosco". "Verdadeiramente o Senhor ressuscitou, aleluia!
A Ele sejam dadas glória e poder nos séculos!" "Este é o dia de Cristo Senhor". Afinal ressuscitando da morte, Ele inaugurou o seu dia eterno. O Filho do homem crucificado, pedra rejeitada pelos construtores, tornou-se o fundamento sólido do nosso edifício espiritual que é a Igreja. O povo de Deus está destinado a crescer ao longo dos séculos, até ao cumprimento pleno do plano da salvação. Como escreve São Paulo, Ele será "o cumprimento perfeito de todas as coisas" (Ef 1, 23), e "Deus será tudo em todos. (1 Cor 15, 28). Apesar de todas as vicissitudes históricas a Páscoa é a nossa esperança. A nós baptizados compete-nos seguir Jesus Cristo com fidelidade caminhando fielmente na santidade rumo à eternidade.
E São Paulo continua a dizer aos Efésios: “Vós estáveis mortos pelas vossas faltas, pelos pecados cometidos outrora segundo o modo de viver deste mundo… Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, deu-nos a vida juntamente com Cristo e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos céus, com Cristo Jesus. Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas da sua graça, pela bondade que tem para connosco, em Jesus Cristo. (Ef 2, 5-7). “Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos (judeus e pagãos) fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Deste modo Ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; porquanto é por ele que ambos temos acesso junto do Pai num mesmo espírito.” (Ef 2, 14-18)
A ressurreição, na purificação dos nossos pecados pela redenção de Cristo na cruz, é a ponte que liga a terra aos céu, os homens a Deus.

Comentários

Mensagens populares