ÍNDIA BENTO XVI: convite à Igreja a defender os direitos de todos

Bento XVI convida a Igreja na Índia continuar a atender a todos, especialmente os pobres e a promover a justiça e os direitos inalienáveis da pessoa em toda a sociedade. O convite foi entregue aos Bispos indianos em suas visitas "ad Limina", recebidas esta manhã no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.
Bento XVI referiu que a Índia possui a "parte da sua herança rica e antiga" "uma longa e significativa presença cristã que tem contribuído para a sociedade indiana e atingiu sua cultura de muitas maneiras," enriquecendo as vidas de inúmeras pessoas, não apenas os católicos:
Os principais recursos das Igrejas locais na Índia – disse o Papa -não são os edifícios, escolas, orfanatos, mosteiros, mas os fiéis "testemunhar a presença amorosa de Deus através da vida de santidade".
"Ainda mais importante", acrescentou, o Santo Padre – é que "a Igreja na Índia proclama sua fé e amor para a sociedade em geral e coloca-se em lugar de cuidar de todas as pessoas, em todos os aspectos de suas vidas espirituais e materiais":
"Em particular, a Igreja Católica é um amigo dos pobres". "Como Cristo congratula-se com todos, sem excepção e estão se aproximando dela para ouvir a mensagem divina da salvação, de esperança e de paz". Isso é imperativo – recomendável – que os catequistas religiosos/as, clero, na diocese "estejam atentos aos diferentes contextos linguísticos, culturais, económicos daqueles que devem servir":
Finalmente, o incentivo para continuar nos esforços "para promover o bem-estar da sociedade indiana através da constante atenção à promoção -direitos fundamentais partilhados por toda a humanidade – e o convite aos fiéis cristãos e outras tradições religiosas para assumirem o desafio de afirmar a dignidade de cada pessoa", que é expressa nos direitos inalienáveis, morais, espirituais e materiais. "Dignidade" – disse Bento XVI é.um dom do criador e deriva do facto de que todos fomos criados à sua imagem e semlhança.
Na Índia, a Igreja, portanto, está empenhada em defender e promover os direitos e valores que abater as diferenças e divisões
Gostaríamos de ter uma Comunidade que respeite a todos, sem diferenças entre o sistema tribal ou casta.
A Índia é um país muito jovem, com pessoas cheias de entusiasmo e esperança para o futuro. Trabalhar para esta esperança e esta juventude.é uma coisa boa, um exemplo para o mundo. NEWS VA 19/09/2011


Comentários

Mensagens populares