Sul do Sudão PAÍS: enfrenta conflitos étnicos internos

Apenas dois meses depois de declarar a independência, o Sul do Sudão enfrenta conflitos internos. Violentos confrontos étnicos entre as comunidades Murle e Lou Nuer do Estado de Jonglei resultaram em cerca de 600 mortos e mais de 1000 feridos.
O conflito tem também orfãs mais de 250.000 pessoas, que agora vivem em seis campos improvisados sem qualquer protecção contra chuvas. A organização internacional para a migração da missão da ONU no Sul do Sudão começou a ajudar as pessoas deslocadas.
"A situação dos deslocados nessas áreas é terrivelmente má, porque estes são campos improvisados, sem higiene, sem saneamento," diz Jumbe Omari Jumbe, da OIM. "Muitas estradas estão intransitáveis durante esta época, é por isso que nós temos que usar o helicóptero neste momento para enviar para lá assistência . Levámos 5.000 mosquiteiros, 5.000 cobertores e outros itens não alimentares para cerca de 3.500 pessoas deslocadas internamente. Mais helicópteros estão previstos para outros locais nos próximos dias."

O conflito é o mais recente desafio para a nova nação. Tem uma das piores taxas de mortalidade materna, e um em cada sete crianças sudanesas Sul morre antes de fazer 5 anos. Analfabetismo feminino é superior a 80% e mais de metade das crianças com idade entre seis a 13 anos não recebem uma educação formal. Rádio Vaticano 2011-09-01

Comentários

Mensagens populares