INDONÉSIA Indonésia - estudantes muçulmanos diálogo e pluralismo religioso

Para abrir a porta ao diálogo e pluralismo religioso o Papa Bento XVI foi convidado para fazer um discurso numa Conferência Internacional na Indonésia sobre os temas do diálogo e da paz que se realizará em Bali, em Outubro de 2012. por jovens representantes da associação dos indonésios muçulmanos estudantes (Himpunan Mahasiswa Islam, HMI. Foram recebidos hoje, 10 de Setembro por Tauran Presidente do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso. Fundada em 1947, o HMI é a mais antiga, o maior e mais influente associação de estudantes muçulmanos na Indonésia (mais de um milhão de Membros), que treinou muitos políticos indonésios, como Nurcolish Madjid (1939-2005), um conhecido intelectual muçulmano moderado.
Fontes da Fides explicam, a delegação é composta do Presidente da HMI, Fajrieansyah Noer; o secretário-geral, Dodo Basri; e Nuhammad Makmoen Abdullah, chefe de relações internacionais. O Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso acolheu o pedido para receber a delegação, para ouvir as propostas e iniciar uma comparação interessante.Os líderes dos estudiosos islâmicos estão no Vaticano em ocasião do décimo aniversário do ataque às torres gêmeas, 11 de setembro de 2001. Há dez anos o HMI - com outros nomes, como o movimento islâmico indonésio (GPI), os indonésios muçulmanos trabalhadores Union (BBDC), Front (FPI os defensores do Islã), o muçulmano estudante acção frente (KAMM) - vigorosamente protestou a U.S. bombardeio e a intervenção militar no Afeganistão, rejeitando as acusações de laços da al Qaeda ao Islão radical da Indonésia. O então líder da HMI, Ahmad Muzak e seu colega Ayat Hidayat foram presos até mesmo para a queima de bandeiras americanas.
Hoje, estudantes muçulmanos mais uma vez embarcaram, no caminho do diálogo e do pluralismo e pretendem trabalhar junto aos cristãos e outras organizações religiosas, para construir a harmonia inter-religiosa e o extremismo de combate e o fundamentalismo na Indonésia. É por isso que procuram apoio da Igreja indonésia e da Santa Sé. PA | FIDES 09.10.2011

Comentários

Mensagens populares