Liturgia A PALAVRA 23: a caridade resume toda a Lei

O homem está inserido numa sociedade com dimensões comunitárias: culturais, recreativas, religiosas, sociais…. Nenhum homem é uma ilha. Todas as actividades devem ser orientadas por valores e bases justas. Mas muitas vezes tomam em conta principalmente interesses, lucros e honras. Deus julga as intenções e a simplicidade das pessoas. Deus vai-se revelando através do Antigo Testamento, anuncia a vinda de seu Filho, que ensinará pela palavra e pelo exemplo a convivência pacífica entre os homens, elevando ao mais alto grau, o amor, a igualdade, o perdão.

A Palavra de Deus faz nascer o povo de Deus, a Igreja. E cada membro deste povo é anunciador, profeta desta Palavra. Há-de anunciá-la sobretudo com a vida. Deves falar ao ímpio para o afastar do seu mau caminho. Se avisares o ímpio e ele não fizer caso e não se converter… ele morrerá nos seus pecados, mas tu salvarás a tua vida. Mas se tu te calares e não falares ao ímpio: eu pedir-te-ei contas por ele morrer no seu pecado.

A caridade é o pleno cumprimento da Lei de Deus. Toda a Lei de Deus se resume na caridade, que é o amor segundo Deus. Quem ama o próximo cumpre a lei; os mandamentos dizem: “não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás,…”. Estão todos na dimensão da caridade… “Amarás ao próximo como a ti mesmo”.

“Se te escutar, terás ganho o teu irmão…”As dificuldades de convivência devem ser resolvidas humanamente e sempre à luz de Deus e da caridade, sempre em ordem à unidade e à construção no amor, nunca à destruição. Só assim é que a comunidade se tornará morada do Senhor, onde os homens o poderão encontrar.  É que: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.”CF

Comentários

Mensagens populares