BOLÍVIA PROTESTOS INDÍGENAS: operação antidroga no Parque TPNIS

Enquanto a greve geral, acompanhada de protestos de reunião e marchas contra o governo em vários lugares, dezenas de “produtores de folha de coca”, invadiram o território Indígena p.n. Isiboro Sécure Parque Nacional Parque Nacional ' (Tipnis), provocando a intervenção de forças antidrogas (Ftc) anunciando a destruição de todas as plantações existentes dentro da reserva.
Os povos indígenas que se opõem a construção de uma estrada  que deve cruzar os Tipnis, provocando danos ambientais e prejuízo para os residentes, temendo que a artéria facilite a 'invasão' de agricultores: até agora são mais de cem famílias de agricultores recentemente estabelecidos dentro do parque, embora ainda não seja clara a extensão das plantações dentro de seus limites, expulsos pela força policial e militar das Ftc.
Enquanto isso, o Provedor do povo (provedor de Justiça) Rolando Villena deu uma informação da repressão da marcha indígena pela polícia domingo na vila Amazônia noroeste de Yucumo, que causou uma onda de indignação e demissões no governo do Presidente Evo Morales, cuja popularidade atravessa um momento difícil.
Villena relatou que nãohouve vítimas - povos indígenas tinham relatado a morte de uma criança por causa do gás lacrimogêneo usado pelos agentes, alguns meios de comunicação tinham falado em seis mortos - pelo menos de acordo com os testemunhos recolhidos até agora, apenas há alguns feridos. Em qualquer caso, acrescentou, a marcha dos indígenas não representava uma ameaça à "estabilidade política". Para esclarecer os factos formou-se uma Comissão de "alto nível" que, por decisão do governo, será composta de especialistas nacionais e internacionais

Comentários

Mensagens populares