ANGOLA DIREITOS HUMANOS: imigrantes angolanos apelam para liberdade e mais benefícios para o povo

Um sit-in de imigrantes angolanos realizou-se ontem em Lisboa, Portugal, para expressar a sua solidariedade com os manifestantes presos em Luanda, a 3 de setembro passado durante uma manifestação contra o governo do Presidente José Eduardo dos Santos (no poder durante 32 anos).
Promovido pela associação de solidariedade migrante o objetivo da iniciativa foi convidar o movimento popular de libertação de Angola (Mpla, no poder) para respeitar as liberdades e os direitos humanos.
Apesar das elevadas taxas de crescimento da sua economia, principalmente devido às exportações de petróleo – é o segundo maior produtor de petróleo na África-Angola é tem prosseguido uma estrutura ambiciosa de projectos desde o fim do conflito civil, mas até agora não conseguiu transformar a riqueza produzida em benefícios directos para toda a população.
O aumento do custo de vida e immobilismo político tem contribuído nos últimos meses para animar os protestos em especial jovens, muitas vezes reprimidos pela força pelas forças de segurança. As últimas detenções foram efectuadas durante a manifestação organizada em Luanda último 3 de setembro. Misna 29 09.2011 - 13:47

Comentários

Mensagens populares