CHILE DIÁLOGO: entre estudantes e Governo

"Difícil", foi o pensamento unânime dos presentes ontem na primeira reunião da mesa de diálogo formada pelo governo, estudantes e professores, no Ministério da educação,emSantiago.
Na reunião-que teve lugar durante uma marcha pelas ruas do centro da capital, degenerando em motins com a polícia – com a participação de nove membros da Confederação de estudantes do Chile (Confech), cinco representantes dos alunos das escolas secundárias, três membros do Colégio dos professores, o Ministro da educação, Felipe Bulnes e três de seus colaboradores mais próximos.
Se o objectivo do governo era convencer os jovens a desistir, depois de cinco meses de protestos em que eles pediram essencialmente educação livre e de qualidade,os estudantes esperam saber, que recursos o Estado vai investir no seu orçamento em 2012, que será submetido à votação hoje. Tiveram que esperar para o fim do dia as declarações do Presidente Sebastián Piñera e a tv pública antecipou que será o mais importante na história do Chile, equivalente a cerca de 8 mil milhões de euros (7,2% em 2010). A prima reunião entre as partes ficou marcada para 5 de Outubro e incidirá sobre a educação gratuita. Misna 30 09 2011 - 13:37

Comentários

Mensagens populares