ARGENTINA TRANSNACIONAIS: Julgamento popularJulgamento coloca-as em primeiro plano

Nesta sexta-feira (16) a avaliação ética e populares para a transnacional, organizadas em três regiões da Argentina - noroeste, região da tríplice fronteira e Patagônia - para colectar as queixas e intensificar a luta contra o processo de negócios começou. Promovido pelo projecto para a recolonização da resistência popular continente africano, engloba também cerca de 20 ONGs, comunidades e centros de investigação.
A Patagónia será a primeira região a realizar o julgamento, dias 16 e 17. A programação terá lugar na cidade de Trelew, província de Chubut, nas instalações da Universidade Nacional da Patagónia. Serão julgados casos de companhias de petróleo Repsol e a Pan American Energy e empresas de Mineração Rio de Colorado de de projecto de potássio e Pan American Silver, proprietário do Projecto Natal, extração de prata.
Com o julgamento, as entidades querem sistematizar e divulgar argumentos, materiais e instrumentos, apresentados através de relatórios e testemunhos, para reforçar a defesa jurídica e política do ambiente e das comunidades afectadas pela transnacional.
"Tomamos como casos emblemáticos algumas corporações que operam na Argentina, com a certeza de que sua acção é apoiada pela garantia dos poderes políticos locais, criando políticas de incentivo para eles e/ou desconhecidas leis que protegem os direitos dos povos", relatou.
As comunidades tradicionais em Chubut destacam como prioridade de luta em defesa da lei 5001, que proíbe a céu abertos o uso de substâncias tóxicas na província de metais mineração. Com a pressão das transnacionais, a norma está ameaçada de mudança ou até mesmo ser revogada. Também denunciar a poluição das águas por hidrocarbonetos, apontando a omissão do Estado.
O próximo julgamento irá realizar-se no noroeste argentino, entre 23 e 25 de Setembro e na região da tríplice fronteira, em 30 de Setembro e 1 de Outubro. Serão julgadas Barrick Gold e La Alumbrera, água Rica, Ledesma, Monsanto, Cargill, Alto Paraná, Microsoft, Telefónica e Google.
Em Outubro.realizar-se-ão audiências sobre a responsabilidade dos meios de comunicação na legitimidade das acções das empresas transnacionais, dia 18 e sobre os impactos das empresas transnacionais na vida das mulheres, dia 20.
Em 28 e 30 de outubro, terá lugar a audição final do popular ao acórdão transnacional e ético, na capital Argentina, Buenos Aires. Imediatamente após a instrução, os organizadores enviá-lo para a mídia e os órgãos políticos e legais para lidar com os impactos causados por corporações transnacionais na Argentina. Camila Queiroz | ADITAL 15.09.2011

Comentários

Mensagens populares