LIVRO: na força do DIÁLOGO

«... Estimado leitor, um prefácio aparece logo no início de um livro, como é aqui o caso. Mas ele é escrito já depois da feitura do livro. Isto quer dizer que o prefaciador tem o privilégio de ser o primeiro a ler o livro, antes da sua publicação. Assim, para fazer este prefácio, li este novo livro do Padre Armando Soares. Foi com gosto e muito proveito que o fiz. Em linguagem acessível, toca e aprofunda temas essenciais do nosso tempo.»
in Prefácio pelo Padre Doutor ANSELMO BORGES,
Professor de Filosofia na Universidade de Coimbra
e colunista do DN

Comentários

  1. Hoje a todos os níveis se fala da necessidade do diálogo, porque faz falta. Diálogo nas várias dimensões da vida: locução (locutio) com Deus (Palavra Primeira), consigo mesmo (intuição reveladora in ouverture), com a Natureza (nossa mãe), com o outro (companheiro de viagem e nunca alguém a abater porque não pensa como nós ou pensa diferente e isso nos incomoda), com a religião (homo religiosus est), com a política (antropos-polis), com as catástrofes (natureza vingativa), com o ensino (homo discens et docens), com todas as realidades da vida: guerra, doença, morte, com todas as realidades escatológicas (éscata), com todo aquele que quer afirmar-se contigo (tentando afocinhar-te na lama porque nunca te chegará sequer aos calcanhares na res facta et facienda), com uma vida de tons vazios (num tempo que é de puberdade e de experiências mais ou menos incongruentes ou a ver se dão),com as flores, os animais, as plantas (pregai o Evangelho a toda a criatura = criação), com o diálogo que de botar fortemente em tudo o que é vida e se sente ad intra e ad extra,.... no coração humano que não se quer vazio (porque é morada de Deus) e só cheio de Deus (Santo Agostinho) é que faz o homem feliz...
    Um pequeno livro que ficará bem na estante de sua casa mas sobretudo na sua cabeça (que terá de deixar de ser dura como a dos judeus),... É um livr o sem fraudes e que não precisa grandes areópagos para ser apresentado porque é para as pessoas simples ou que assim o pretendem ser.
    E prometo que a seguir virtá, se Deus quiser) NA FORÇA DE DEUS , depois, nA FORÇA DO DIABO...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares