Bolívia IGREJA: a Igreja e a marcha dos indígenas

Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, fez um apelo para as pessoas terem em conta as preocupações das comunidades indígenas de TIPNIS, que actualmente estão marchando sobre o capital La Paz para protestar contra os planos do governo para apagar mais de 2.300 quilómetros quadrados de floresta para construir uma rodovia.
Durante sua homilia de domingo passado, o Cardeal de 75 anos disse que a questão em jogo não é apenas o problema de poucos, mas de todos os membros da sociedade, e chamou a atenção para uma maior compreensão e caridade, particularmente em ajudar os mais pobres e mais marginalizados a suportar a cruz do sofrimento e da pobreza.
Indígenas e grupos ambientalistas estão numa marcha de 40 dias, 846 quilómetros de Trinidad para La Paz para protestar contra a construção de uma rodovia de 300 quilómetros destinado para ligar o Brasil às portas do Pacífico no Chile e Peru, e que passará através de uma reserva natural, com 15.000 nativos, golfinhos de água doce em perigo e araras azuis.
Alejandro Bermudez, editor da maior agência de Notícias católica em espanhol, ACI Prensa, disse a Rádio Vaticano que "a Igreja na Bolívia sempre apoiou o progresso e desenvolvimento quando se beneficiam directamente as pessoas, particularmente o sector mais pobre da sociedade. Mas deve estar em harmonia com o respeito pela criação e os legítimos direitos desses povos que vivem ligados à terra Rádio Vaticano 2011-09-02.Bolívia:

Comentários

Mensagens populares