BRASIL IURD: fraude e lavagem de dinheiro acusou poderosa Igreja Evangélica

Fraude e lavagem de milhões de dólares em dinheiro extorquidos aos fiéis com falsas promessas de ajuda, espiritual e até mesmo ameaças: são as acusações feitas contra Edir Macedo, fundador e maior expoente da chamada ' Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), nascido em 1977, no Rio de Janeiro.
De acordo com a denúncia apresentada pelo procurador Silvio Martins de Oliveira, Pastor Macedo e três outros membros da Igreja – ex deputado Federal João Batista Ramos, Pastor Iurd Gomes da Conceição e gerente financeiro do Instituto, Dawn Silva da Costa – foram enviadas ilegalmente para contas bancárias nos Estados Unidos, Uruguai, no Caribe e no Reino Unido entre 1999 e 2005 grandes somas de dinheiro através de uma troca de São Paulo. Recursos obtidos por engano, mas também a intimidação aos fiéis, "pessoas na sua maioria pobre e humilde" pois que o "alívio espiritual viria apenas para aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja”, disse Martins.
"Apenas entre 2003 e 2006, a 'IURD alegou ter recebido pouco mais de cinco biliões de reais (mais de dois bilhões de euros) em doações, mas de acordo com testemunhas, a Figura seria muito superior (empresa ideológica de conveniência)," acrescentou Martins num comunicado. Em seguida enviados para o estrangeiro, o dinheiro veio do Brasil sob a forma de empréstimos, investiu principalmente na mídia, jornais, rádio, tv: suspeita de fraude até 2009, Macedo é, nomeadamente, proprietário da tv 'Record', a segunda estação mais assistida do Brasil.
Martins mencionou o caso do ex-director da Igreja, Waldir Abrao, que, em novembro de 2009 declarou na frente de um notário que recebeu doações de fiéis, foram entregues ao Instituto tesouro declarando apenas o imposto de 10% e enviou os restantes para "paraísos fiscais". Abrao morreu seis dias depois da declaração, em circunstâncias ainda pouco claras. Macedo e outros membros da Igreja têm acusações semelhantes nos EUA, Argentina, México e Peru.
A Igreja Universal do Reino de Deus, o primeiro grupo neo-Pentecostal do país, possui milhares de igrejas no Brasil –mais de 5000 com 13 milhões de fiéis e pastores, em 2009, – tem hoje 15.000 e está presente em aproximadamente 200 países na América Latina, Estados Unidos da América, África, Europa e Ásia. No Brasil tem um braço político, o 'Partido Republicano Brasileiro' (PRB), implantação da coalizão do ex-presidente Lula da Silva e Rousseff hoje. Entre os membros proeminentes da Figura 'PRB' o antigo Vice-Presidente José Alencar. Misna 13 09 2011 - 14:54

Comentários

Mensagens populares