Voluntariado JUVENTUDE: jovens ajudam combonianas a evangelizar bairros pobres de Lisboa

A «Semana de Encontro Com» tem como objectivo ajudar comunidades imigrantes a integrarem-se na vida paroquial.
Cerca de 10 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos, começam hoje a participar numa actividade de voluntariado missionário promovida pelas Irmãs Missionárias Combonianas que prestam serviço na paróquia de Camarate, em Lisboa.
De acordo com a irmã Beta Almendra “o objectivo passa por ajudar a estabelecer pontes entre a comunidade católica local e as populações dos bairros de Fetais e Quinta das Mós, na sua grande maioria imigrantes”
“Temos pessoas de etnia africana e cigana, também portugueses que vieram do norte do país para Lisboa em busca de trabalho, gente simples mas talvez um pouco fechada à realidade exterior e nós queremos abrir-lhes as portas da nossa igreja”, acrescenta a religiosa, em declarações prestadas à Agência ECCLESIA.
Este trabalho de evangelização, que se vai prolongar até dia 4 de setembro, insere-se numa actividade intitulada “Semana de Encontro Com”, que as irmãs combonianas começaram a promover há cerca de cinco anos.
“Já fizemos este trabalho em outra paróquia de Lisboa, na Póvoa de Santo Adrião, e o resultado foi realmente interessante, porque criámos essas pontes entre os emigrantes que existiam, muitos deles cabo-verdianos, e a própria comunidade local”, realça a irmã Beta Almendra.
Agora, as Irmãs Missionárias Combonianas esperam levar a mesma harmonia a mais dois bairros desfavorecidos, com o apoio de uma dezena de jovens, vindos de diversas partes do país, e do pároco de Camarate. ECCLESIA 27.08.11

Comentários

Mensagens populares