Angola SANTUÁRIO DA MUXIMA: “Família, levanta-te e caminha”

A manifestação de fé realiza-se este ano de 3 a 4 de Setembro, com as inovações anunciadas pela organização do evento, que prevê reunir no local cerca de meio milhão de peregrinos.
A celebração de uma eucaristia, sábado, às 18horas, vai marcar a abertura da peregrinação a decorrer sob o tema "Família, levanta-te e caminha", sob orientação do Bispo de Viana, Dom Ferreira Lopes, segundo o programa das festividades.
A eucaristia vai ser antecedida de uma celebração penitencial, a ser presidida pelo reitor do Santuário da Nossa Senhora da Muxima, Albino Gonzales, assim como de celebração e bênção dos doentes.
No mesmo dia, às 20horas, haverá uma Procissão da Luz - Terço da Família e 30 minutos depois iniciará uma vigília de oração até ao dia seguinte às 3h30 minutos.
Ainda no sábado, às 9h00, vai haver a Missa Pontifical da Festa de Nossa Senhora da Muxima (XXIII Tempo Comum), sob presidência de Dom Joaquim Ferreira Lopes.
A escolha do tema "Família, levanta-te e caminha" deve-se aos problemas que muitas famílias angolanas enfrentam, com destaque para a violência doméstica contra crianças e pessoas de terceira idade acusadas de feiticeiras.
A imagem da Nossa Senhora da Conceição é uma das mais veneradas e de maior devoção popular em Angola, desde 1833.
A celebração penitencial, a abertura das celebrações de sábado, em vez de sexta-feira, como acontecia nos anos anteriores, e uma procissão de velas de três quilómetros são as principais inovações da edição deste ano da peregrinação ao Santuário da Muxima.
Mudanças que suscitaram diversas reacções. “Mas, quando as pessoas se adaptarem à nova realidade criarão uma alegria no seio dos peregrinos” – sustentou o padre Queiroz Figueira, da Diocese de Viana.
O sacerdote orientou os fiéis no sentido de converterem as ofertas em dinheiro, para facilitar as doações a instituições necessitadas. O APOSTOLADO 03.09.11

Comentários

Mensagens populares