LEIGOS PARA DESENVOLVIMENTO: enviam 19 voluntários para países lusófonos

Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe são os destinos dos 19 voluntários enviados pela Organização Não-Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD) «Leigos para o Desenvolvimento».
A celebração de envio destes voluntários que estarão no próximo ano em cinco comunidades/missões, foi no dia 11 de setembro, na Igreja do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.
Fundados em 11 de abril de 1986, os «Leigos para o Desenvolvimento» têm projectos de desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor e Portugal, actuam “preferencialmente na área da educação formal, não formal e informal, na área da saúde, na área da capacitação de organizações da sociedade civil e na área da acção social e desenvolvimento comunitário” – lê-se no site da ONGD.
«Os Leigos para o Desenvolvimento» estão em S. Tomé desde o início da sua fundação e estão a “concluir um ciclo e a iniciar outro” – disse à Agência ECCLESIA Carmo Fernandes, Diretora Executiva dos «Leigos para o Desenvolvimento».
Depois do levantamento das necessidades daquele povo e perceber onde poderiam ser mais úteis, a organização definiu duas frentes de trabalho novas: “uma na cidade e outra no contexto rural, na zona sul da ilha de S. Tomé” – frisou.
Como é notória a falta de emprego em S. Tomé, os «Leigos para o Desenvolvimento» apostam na “dimensão da
iniciativa própria, das pessoas individualmente ou em grupo, para que estas sintam que o desenvolvimento também
está nas mãos delas” – confidenciou Carmo Fernandes ECCLESIA

Comentários

Mensagens populares