ALBANIA Papa na cerimónia de boas-vindas em Tirana: "liberdade, diálogo e convivência pacífica"

ALBANIA
Papa na cerimónia de boas-vindas em Tirana: "liberdade, diálogo e convivência pacífica"
Presidente da República da Albânia, Bujar Nishan
i2014-09-21 TIRANA

 Em seu discurso, o Bispo de Roma saudou os presentes e expressou sua “imensa alegria de estar na nobre terra da Albânia: terra de heróis, que sacrificaram a vida pela independência do país; terra de mártires, que testemunharam a sua fé nos tempos difíceis de perseguição.
E, ao agradecer o convite de visitar a Albânia, chamada “Terra das águias”, e a calorosa recepção festiva, o Pontífice disse:
Passou quase um quarto de século desde que a Albânia reencontrou o caminho árduo, mas emocionante, da liberdade. Esta permitiu à sociedade albanesa empreender um percurso de reconstrução material e espiritual, pôr em movimento tantas energias e iniciativas, abrir-se à colaboração e a permutas com os países vizinhos dos Balcãs e do Mediterrâneo, da Europa e do mundo inteiro. A liberdade reencontrada permitiu-lhes olhar para o futuro com confiança e esperança, iniciar projetos e tecer de novo relações de amizade com nações vizinhas e distantes”.
Na realidade, o respeito dos direitos humanos, entre os quais sobressai a liberdade religiosa e a liberdade de expressão do pensamento - disse o Papa - é condição preliminar para o próprio progresso econômico e social de um país. Quando a dignidade do homem é respeitada e os seus direitos são reconhecidos e garantidos, florescem também a criatividade e a audácia, podendo a pessoa humana criar inúmeras iniciativas em prol do bem comum. E o Pontífice acrescentou: RÁDIO VATICANA


Comentários

Mensagens populares