Avançar para o conteúdo principal

IRAQUE Obama Olha Expansão ataques aéreos no Iraque

IRAQUE
Obama Olha Expansão ataques aéreos no Iraque
Alvos seriam expandidos para Logística, linhas de fornecimento de Estado islâmico militante
8 de setembro de 2014 07:09 ET  WORLD NEWS
Especialistas dizem que a organização terrorista que se autodenomina o Estado islâmico está a funcionar como um governo, com uma hierarquia burocrática. Veja como ele está estruturado. Relatado por do WSJ Jason Bellini e Reem Makhoul.

WASHINGTON-A administração Obama está considerando uma grande expansão do escopo de US ataques aéreos no Iraque para atingir os centros de logística e linhas de forças do Estado militantes islâmicos de fornecimento, em operações destinadas a ajudar o novo governo do Iraque retomar o território perdido. 
A nova fase representaria um afastamento do mês passado, quando as forças militares americanas confinado as suas operações para categorias como a proteção pessoal dos Estados Unidos, na cidade de Erbil, operações de ajuda humanitária e defender infra-estrutura iraquiana chave do avanço dos militantes.. Uma nova categoria de greves é projetado para ter um efeito mais amplo. Alguns funcionários dos EUA disseram que os ataques aéreos sobre o fim de semana em Haditha barragem foram um primeiro exemplo do potencial de uma campanha aérea ampliada, uma estreita coordenação com as forças iraquianas.
"As greves iria apoiar as forças iraquianas no chão e ajudá-los a retomar território", disse um funcionário da Defesa. "Isso abre a abertura."
O presidente Barack Obama planeja usar um discurso à nação na quarta-feira para delinear a sua estratégia de combate ao Estado Islâmico, também conhecido como ISIS ou ISIL. Ele está definido para se reunir com líderes republicanos e democratas no Congresso ontem à tarde para detalhar a sua abordagem e determinar o que os legisladores precisam para que eles para assinar o contrato.
A administração Obama estava esperando para anunciar qualquer expansão em ajuda para o Iraque até que o novo primeiro-ministro forma um gabinete. Parlamento iraquiano aprovou uma segunda-feira e primeiro-ministro Haider al-Abadi foi empossado, encerrando meses de disputas políticas.
Obama poderia verde-luz as novas "greves de soberania" em seu discurso na quarta-feira. Obama também poderia decidir até quarta-feira se autoriza ataques contra redutos Estado islâmico na Síria, um alto funcionário do governo disse que, embora a estratégia ainda está sendo formado.

Repórteres levantar as mãos para questionar o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest na sala de reuniões da Casa Branca, em Washington na segunda-feira. Reuters
Planejadores do Pentágono ter sido favorável à expansão greves para a Síria.Autoridades militares acreditam que, porque os lutadores Estado Islâmico frente e para trás em toda a fronteira do Iraque-Síria, atingindo as linhas de abastecimento do grupo na Síria poderia ajudar a diminuir a sua força militar mais rapidamente.
"Não faz sentido militar para expandir para a Síria, mas esta é muito mais do que um problema militar", disse outro funcionário da Defesa. "É o passo certo estrategicamente? Essa é uma decisão que o presidente tem que fazer."
Altos funcionários do Pentágono têm discutido as metas dos Estados islâmicos potenciais na Síria com a Casa Branca, disseram autoridades.
O discurso do presidente, na véspera do 13 º aniversário dos ataques de 11 de setembro, destina-se principalmente para explicar para os americanos tanto a ameaça representada pelo Estado Islâmico e sua estratégia, que terá diplomáticas, econômicas, inteligência e componentes militares, administração disseram autoridades.
A estratégia também contará com recursos fornecidos por uma coalizão de nações do Oriente Médio para a Europa. O presidente manteve-se convencido de que ele não vai implantar tropas de combate no terreno no Iraque ou na Síria.
Fora da mesa, por enquanto, é uma campanha intensificada de ataques dirigidos a liderança do Estado Islâmico. Há poucos líderes do grupo que opera no Iraque, disseram autoridades de defesa. Mesmo se o presidente fosse pedir uma expansão da guerra aérea na Síria, os EUA não têm inteligência sobre onde os líderes Estado islâmico está escondendo, disseram autoridades.
Os EUA começaram a realização de vôos de vigilância sobre a Síria, mas ele provavelmente vai levar algum tempo antes a inteligência é suficiente para iniciar uma campanha de drones contra os chamados "alto valor" líderes de Estado islâmico, disseram autoridades de defesa.
Um problema com o começo das greves mais amplas no Iraque é que as autoridades americanas não estão certos de que as forças iraquianas e curdas seria capaz de capitalizar eficazmente sobre eles.
A administração Obama também ocupou off expandindo seu esforço militar consultivo, mantendo os 1.192 militares dos EUA agora no país focado em segurança da embaixada e sobre o pessoal centros de operação conjunta EUA-Iraque.
A formação de um novo governo iraquiano provavelmente vai permitir que o governo Obama para permitir que o pessoal dos EUA para começar a assessorar diretamente as unidades militares iraquianas, apesar de que vai levar semanas ou meses para oficiais militares norte-americanos a ter um efeito sobre a proeza de unidades iraquianas.
A administração Obama não acredita que ele precisa de autorização do Congresso explícito para greves expandidas no Iraque. Funcionários parlamentares seniores em ambos os partidos políticos têm sinalizado que não quer forçar os membros a fazer uma votação, disse o funcionário do governo.
O senador Lindsey Graham (R., SC) disse que ele estava desconfiado de votação do Congresso para autorizar uma ação adicional. "E se ela vem e você não pode passá-lo? Isso seria um desastre. E se você colocar muitas condições em que não faz qualquer operação militar ineficaz, que é o que eu me preocupar," disse Graham.
Funcionários da Casa Branca indicou que Obama quer que o Congresso aprove sua proposta de um fundo de contraterrorismo 500 milhões dólares para ajudar a armar e treinar rebeldes sírios moderados.





Comentários

Mensagens populares