VATICANO Papa Francisco preside a 20 casamentos

VATICANO
Papa Francisco preside a 20 casamentos
Casamento de vinte casais de diversas origens sociais
Noivas e noivos estão para sua cerimônia de casamento 
celebrado pelo Papa Francisco na basílica de São Pedro 
no domingo, no Vaticano (AFP Photo / Alberto Pizzoli)
Ljubomir Milasin para AFP Cidade do Vaticano
15 de setembro, 2014

Uma mãe solteira, pessoas casadas antes e casais que vivem juntos "no pecado" foram casados pelo Papa Francisco, numa cerimónia de desafiar um tabu no Vaticano no domingo.
Em mais outro sinal da abertura do seu pontificado, Francisco pediu para casar 40 pessoas de diferentes origens sociais que seriam uma amostra realista dos casais modernos. Os Papas muito raramente realizar casamentos - o último foi em 2000.
Casamento "não é um caminho fácil, às vezes é uma viagem controversa, mas é a vida", disse o Papa aos casais, jovens e velhos, que com suas famílias se reuniram para a solene cerimónia de duas horas.
"É normal que os casais briguem. Isso sempre acontece, mas é preciso não terminar o dia sem fazer a paz, até mesmo um pequeno gesto é suficiente", disse o pontífice, que vestiu uma túnica vermelha para a ocasião, em vez de sua habitual branco.
Um dos casais que se casaram era mãe solteira Gabriella e seu companheiro Guido, cujo casamento anterior foi anulado por um tribunal eclesiástico.
A última vez que um papa realizou um casamento foi sob a liderança de João Paulo II, em 2000, e antes disso em 1994.
Este é realizado três semanas antes de um importante sínodo da Igreja Católica que discutirá questões polémicas de casamento, divórcio e concepção.
A proibição da Igreja em permitir que os divorciados que voltaram a casar para receber a comunhão é um dos principais temas em debate, e resolver as profundas divisões sobre o assunto dentro da igreja é visto como um teste-chave da liderança de Francisco.
Francisco tem se mostrado mais aberto do que seus antecessores sobre o tema do casamento, e falou da atitude mais realista para os problemas sociais, levantando a questão de casamentos desfeitos e mulheres abandonadas.

Em Janeiro passado, baptizou o filho de uma mãe solteira na Capela Sistina, juntamente com a filha de um casal que não tinha sido casado numa igreja. AFP/Ucanews

Comentários

Mensagens populares