BANGLADESH Mais de 50 milhões de analfabetos

BANGLADESH
Mais de 50 milhões de analfabetos
08 De Setembro De 2014 - 18:08 BANGLADESH
"Nosso objectivo foi alcançar a alfabetização de 100% em 2014, mas não fomos capazes. Muito trabalho resta ainda a ser feito antes de atingir a meta ": dizia  Fizar Mostafizur Rahman, ministro da Educação, durante uma conferência de imprensa onde anunciou que o estado actual da alfabetização no país é de 65-67% de uma população de 157 milhões.
O partido Awami League no seu manifesto eleitoral de 2008, comprometeu-se a atingir a alfabetização de 100% no final deste ano. Respondendo a perguntas numa conferência de imprensa ontem, sobre a forma como o governo está planejando para atingir a meta, Fizar disse: "O ministério está tomando diferentes planos em que o projecto básico de alfabetização é a chave."
Activistas e observadores disseram que os programas de alfabetização de adultos e educação não formal não se movem rapidamente, devido à falta de planos e metodologias adequadas. Enamul Haque, vice-diretor da Campanha de Educação Popular (Campe), disse que a taxa de analfabetismo não caiu significativamente porque o governo não iniciou programas sustentáveis ​​desde 2002.
"O objectivo em 2014 era irrealista, inatingível e sem sentido", disse Manzoor Ahmed, da Universidade Brac. "Há uma falta de compromisso político e um plano de acção para atingir essas metas", acrescentou Abdus Salam, um professor na Universidade de Dhaka. Enquanto Zahir Uddin Ahmed, director-geral da educação não-formal, disse a repórteres que apesar de várias tentativas, o governo não conseguiu atingir o alvo devido às actividades relacionadas ao projecto, envolvendo a criação de consciência e apoio e na necessidade de financiamento.
Um funcionário do Ministério da Educação Primária disse à imprensa que os parceiros de desenvolvimento não estão mais dispostos a fazer mais investimentos nesses projectos ", devido a irregularidades e corrupção." O governo havia tentado lançar dois grandes projectos de alfabetização básica e formação para cumprir sua promessa de campanha de erradicação do analfabetismo, mas em conexão com esses planos, ainda não recebeu qualquer ajuda.

Comentários

Mensagens populares