VALADARES XII Assembleia Geral: ALEGRIA PARA TODOS

VALADARES
XII Assembleia Geral: ALEGRIA PARA TODOS
P. JERÓNIMO NUNES

Grupo dos Delegados participantes na XII Assembleia Geral

A cada 4 anos, a Sociedade Missionária da Boa Nova faz o balanço em Assembleia Geral. A XII Assembleia reuniu-se no Seminário de Valadares, de 7 a 31 de Julho, com a presença de 16 representantes de todas as regiões e serviços. Uma semana de retiro e oração, uma semana de relatórios e avaliação e duas semanas para elaborar novas propostas e decisões.
Somos 105 missionários. Temos pequenos grupos em seis países da Europa, África e Ásia. Recrutamos novos missionários em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. São muitos os convidados e poucos os escolhidos, mas nós acreditamos, confiamos e nos comprometemos a ser cada vez melhores discípulos para poder irradiar o Evangelho.
Uma característica nova da SMBN é a interculturalidade. Juntar pessoas de várias culturas num
mesmo projecto missionário “é uma riqueza: é factor de desenvolvimento e criatividade. É uma antecipação do Reino onde todas as línguas e povos se unirão numa festa sem fim (cf. Ap 7,9). Tem valor missionário em si mesma porque é modelo de convivência e paz. É uma escola de vida em missão. Interculturalidade exige de cada um de nós um dinamismo permanente de abertura e acolhimento mútuo, reciprocidade, empenhamento e aprendizagem da intercomunhão e da partilha, no ser e no ter, no pensar e no agir, em diálogo acolhedor e fraterno, para que a Missão aconteça e provoque contágio missionário.”
É urgente renovar as comunidades apostólicas: “Toda a actividade apostólica realizada pelos membros deve estimular e vivificar a vida comunitária, não devendo constituir uma forma privada de trabalho missionário. O envolvimento da comunidade favorece uma melhor missão, assim como, uma melhor missão faz uma melhor comunidade, numa simbiose que conduz a uma humanização mais plena.”
Também a formação deve ser repensada para os novos tempos e as novas dimensões da missão: encontrar linguagem adequada e adaptada ao contexto e às situações concretas (candidatos de idade adulta, candidatos que vêm de outros seminários, etc.). Essa linguagem deve transparecer no projecto formativo de cada seminário e num percurso formativo que tenha em conta as condições específicas de cada um e os objectivos da Missão.
 No encerramento, a assembleia publicou uma mensagem convidando à alegria da Missão: Ao concluirmos a XII Assembleia Geral da SMBN, damos graças a Deus pela nossa vocação missionária e pela dedicação e zelo apostólicos de todos, nos diversos campos de trabalho. Com os mesmos sentimentos de Paulo, podemos dizer: Todas as vezes que me lembro de vós, dou graças ao meu Deus, sempre, em toda a minha oração por todos vós. É uma oração que faço com alegria, por causa da vossa participação no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. (Fl 1, 3-5) [...]
Revigorados pelo testemunho e pela Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, os Membros desta XII AG venceram, com espírito de fé, uma certa onda de pessimismo e de desânimo que, por vezes, parece querer arrastar-nos. A hora é de esperança e de alegria no Espírito Santo, porque a hora é d’Ele e o tempo é graça para nós. “Pois quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Cor 12,10)

Alicerçados no amor de Cristo, fonte da alegria (cf. Jo 15,9-11) que nos anima e conforta, queremos saudar todos os membros da SMBN, especialmente os mais frágeis e os que carregam a cruz redentora do sofrimento, os Bispos e as comunidades das nossas dioceses, assim como os nossos colaboradores, benfeitores e amigos, as Missionárias da Boa Nova, os Leigos Boa Nova, a ARM e toda a Família Boa Nova. Juntos, unidos na oração, num só coração e numa só alma (cf. Act 4,32) continuaremos a trilhar os caminhos sempre novos da Missão. Senhora da Conceição, Boa Nova de teu Filho à tua prima Isabel, aos pastores de Belém, aos noivos de Caná, às multidões que seguiam Jesus, aos amigos do Gólgota, aos discípulos do Cenáculo, sê para nós, agora e sempre, Senhora da Boa Nova. Faz-nos, como Tu, portadores de Cristo para o nosso mundo.”  VOZ DA MISSÃO, 949

Comentários

Mensagens populares