FILIPINAS Tempestade tropical com 50 mil deslocados

FILIPINAS
Tempestade tropical com 50 mil deslocados
Filipinas Tempestades causam dezenas de mortos e deslocados
19 De Setembro De 2014 - 14:12 FILIPINAS

Dezenas de milhares de moradores de Manila tiveram de evacuar suas casas invadidas pelas enchentes causadas pela tempestade tropical Fung-Wong (Phoenix), localmente chamada Mario. Muitos buscaram refúgio nos telhados após o rio Marikina romper suas margens e inundar os bairros do leste da metrópole.
Esta manhã, o serviço meteorológico filipino tinha emitido um aviso para Metro Manila e províncias vizinhas de Bulacan e Laguna. 
Conforme relatado pelo Conselho Nacional para a gestão e redução de desastres, defesa civil das Filipinas, em vez de as rajadas de vento temidas, Mario, que tocou o arquipélago setentrional, trouxe pesadas chuvas. As áreas mais afectadas são áreas baixas e densamente povoadas, nas margens do Marikina, cujas águas altamente poluídas inundaram as aldeias vizinha. Há pelo menos 27 mil moradores já evacuados no município de Marikina, um dos muitos que compõem a região metropolitana da capital. Neste momento, no entanto, perante o aumento das águas, a evacuação está em andamento noutras áreas para um total estimado até agora do Ministério do Bem-Estar de 50.000 pessoas deslocadas. Há também uma vítima, uma jovem mulher que se afogou uma favela inundada.
Para atender a situação de emergência, as autoridades declararam hoje o encerramento de escolas e mandaram para casa os funcionários públicos que não estão envolvidos nas operações de resgate. Também encerrou o mercado de acções e muitos serviços financeiros. Cancelados ou desviados para o aeroporto de Manila trinta voos locais e internacionais. MISNA

 

s

Comentários

Mensagens populares