NIGERIA BISPOS: alarmados com a destruição pelo grupo islamita Boko Haram

NIGERIA
BISPOS: alarmados com a destruição pelo grupo islamita Boko Haram
23 de Setembro de 2014 – 15:49 NIGÉRIA

"Terroristas do Boko Haram atacam um quartel militar (em Borno).
"Os assassinatos, queima de casas e a fuga dos indefesos" em face do avanço do islamita Boko Haram está alimentando todo o país ", uma síndrome de sítio" denunciam os bispos da Nigéria, numa mensagem publicada no final de uma sessão plenária da Conferência dos Bispos.
"Enquanto a Nigéria sangra - enfatizam os prelados,  e como bispos estão profundamente alarmados com a destruição humana e material e a devastação da vida nas aldeias e comunidades, com níveis crescentes de ódio e perigos crescentes de mais conflitos ". No coração da mensagem é a emergência provocada pelo avanço da Boko Haram nos estados do nordeste de Borno, Yobe e Adamawa. Apenas o dever de ajudar milhares de pessoas deslocadas que tinham procurado refúgio na catedral da cidade de Yola obrigou o bispo local, Dom Stephen Dami Mamza, a abandonar a sessão da Conferência dos Bispos para regressar à sua diocese e coordenar a assistência.

Perante o agravamento da crise, alguns meses antes das eleições de fevereiro próximo, os bispos dirigiram um apelo ao governo para "fazer mais para proteger vidas humanas, defender a nação, para derrotar e desarmar aqueles que estão destruindo a Nigéria e nigerianos" . De acordo com o gabinete das Nações Unidas para a Assistência Humanitária (OCHA), no nordeste do país, no início de agosto, o avanço dos islamitas haviam forçado a deixar suas casas cerca de 650 mil pessoas. MISNA

Comentários

Mensagens populares