SERRA LEOA EBOLA: Milhares de voluntários

SERRA LEOA
EBOLA: Milhares de voluntários
Voluntários preparam-se para alimentar pacientes com ebola, em
 Serra Leoa 08 De Setembro De 2014 - 16:05 SERRA LEOA
Milhares de voluntários estão treinando nestes dias em Serra Leoa, em vista de uma campanha de saúde porta-a-porta, a ser realizada 18-21 setembro: diz para o Padre Joseph Turay, da MISNA, reitor da Universidade de Makeni e membro de uma comissão de especialistas sobre o contraste da epidemia do ébola.
"É uma tentativa - adverte padre Turay -. Muito difícil e até mesmo controversa por causa da inadequação do sistema nacional de saúde e, em especial, a falta de pessoal qualificado " Tendo em vista a campanha porta a porta, teve como objectivo identificar e hospitalizar pessoas infectadas com o vírus que ainda não receberam assistência médica, o Governo da Serra Leoa pretende mobilizar milhares de enfermeiros e voluntários.
Segundo o padre Turay, chefe de um comité que monitora a evolução da epidemia no distrito do norte de Makeni, 60.000 pessoas vivem nesta região, mas os médicos qualificados são apenas três."O outro grande problema - disse o reitor - é a falta de equipamento disponível para médicos e voluntários, o que é essencial para prevenir novas infecções pelo HIV entre os trabalhadores de saúde."

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de março, em West Africa Ebola já matou pelo menos 2.105 pessoas. As vítimas foram na Libéria, 1089, 517 na Guiné, Serra Leoa e  491 na Nigéria.

Comentários

Mensagens populares