AMOR Caminhai na caridade

AMOR
Caminhai na caridade

*O Profeta Elias sente-se num estado de abandono e desespero. Morrer no deserto seria para ele uma libertação.SenhorInsistiu o Papa João Paulo II na Bula da Proclamação do Jubileu 2000. – Insiste a liturgia. E tudo porque vamos ao encontro de Deus, porque ele mesmo toma a iniciativa de vir ao nosso encontro nos braços de Maria – a Senhora da Encarnação. – Maria é a Porta Santa por onde passa a salvação.
*Vamos com alegria ao encontro do Senhor caminhando em peregrinação. Ao longo do tempo, o Jubileu foi-se enriquecendo com sinais que atestam a fé e favorecem a devoção do povo cristão. A peregrinação é um deles, que mostra a existência do homem como um caminho. Os judeus iam em peregrinação aos lugares santos, por exemplo, às cidades onde se encontrava a arca da aliança. Jesus, Maria e José são peregrinos da cidade Santa – Jerusalém. A Liturgia da Igreja é uma incessante peregrinação: a caminho da cidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, da Terra Santa, de Compostela, de Lourdes, de Fátima, de Guadalupe, da Aparecida, do Sameiro,… de muitos milhares de Santuários dedicados à Virgem ou aos Santos…)
A peregrinação lembra o caminho pessoal do cristão, segundo as pegadas do Redentor, a ascese, o arrependimento, o esforço, a metanoia.
Mas o que há-de caracterizar todos os esforços da caminhada é a sua meta: caminhada-meta:
- a tenda do encontro com Deus;
- a tenda do encontro com a Palavra de Deus;
- a tenda do encontro na reconciliação;
- a tenda do encontro eucarístico com Cristo;
- a tenda do encontro com a caridade;
- a tenda do encontro consigo mesmo;
- a tenda do encontro com Maria, Mãe do Senhor.

Somos peregrinos. Peregrinos de felicidade! A peregrinação leva-nos ao Santuário, a mergulhar no encontro com o Senhor! Em Roma, na Porta Santa, ou em Jerusalém, no Santo Sepulcro,… passar pela porta significa que Jesus é o Senhor, significa viver uma vida nova. A passagem da porta é passagem do pecado à graça, a participação na vida plena de Deus.
Caminhemos na caridade!

Maria, Mãe do Senhor, Peregrina connosco e como nós, elevada ao Céu pelo poder de Deus, Porta do Céu para todos os que querem caminhar com Ela – somos todos nós que a invocamos como nossa Padroeira.
Ó Mãe, olha por nós com carinho. Protege-nos com o teu manto. Ensina-nos a caminhar na caridade, na paz, na alegria, no serviço fraterno. E, quando nossa peregrinação na terra estiver para terminar, lembra que és Porta do Céu, e abre-nos essa bendita porta para podermos gozar com Deus e com os irmãos a felicidade que preparamos na luta pelo bem neste mundo de tribulação.


Comentários

Mensagens populares