FILIPINAS Rebeldes comunistas mortos

FILIPINAS
Rebeldes comunistas mortos














Um soldado se junta a um exercício militar filipino. 
(Foto: Mark Navales)
ucanews.com repórter, Manila
Filipinas
04 de setembro de 2014

 Pelo menos cinco rebeldes comunistas foram mortos Num encontro, hoje, com as tropas governamentais na província filipina norte da Abra.
O tiroteio começou quando uma patrulha do Exército por acaso procurava rebeldes do Exército na aldeia de Guinguinabang na cidade de Lacub.
"Os próprios civis nos contaram sobre a presença dos rebeldes", disse o tenente-coronel Virgilo Noora, comandante do 41 º Batalhão de Infantaria do Exército.
Noora disse que os aldeões estavam "desconfiados" dos rebeldes que roubavam os agricultores.
Col Paulo Atal, comandante da 503 Brigada de Infantaria do Exército, disse que os rebeldes são "não bem-vindos" na província.
"Eu acho que este é o desdobramento de um incidente em que os rebeldes executaram três civis há alguns meses", disse Atal.
Tenente-General Felicito Virgilio Trinidad Jr, comandante do Norte Luzon Comando das Forças Armadas, disse que a morte dos rebeldes "é um desenvolvimento triste, mas as nossas tropas têm que proteger o nosso povo".
"Oferecemos nossas condolências aos familiares das pessoas mortas no encontro, mas nós renovamos o nosso apelo para que se rendam, voltem para a sociedade em geral e sejam cidadãos produtivos", disse Trinidad.
Grupos de direitos humanos na província, no entanto, disse que os abusos de direitos aumentaram quando os militares intensificaram suas operações contra os rebeldes.

Rebeldes foram intensificando os ataques contra as forças do governo desde março, quando os militares capturaram os principais líderes do Partido Comunista das Filipinas.

Comentários

Mensagens populares