PESSOA Mostra o que vales!

PESSOA
Mostra o que vales! por Armando Soares

"O compromisso é algo muito sério, vale o que és, mostra o que vales."
in O Trevo
Estamos num tempo em que se desprezam e vilipendiam os verdadeiros valores a troco de qualquer coisa que pareça trazer-nos uma felicidade que muitas vezes não passa de um puro engano ou fantasia, de umas quantas bolas de sabão que encandeiam a nossa insatisfação de grandeza, de riqueza e de poder. Os valores da pessoa sensata, humilde, pensadora, com personalidade, dominada pelo desejo e gosto de ser alguém com dignidade na família e na sociedade quase se esvaiu para muitos, a quem a febre do dinheiro, do prazer, das vivências superficiais qua a vida tem, enlouqueceu. E temos necessidade de viver uma vida de grandes horizontes, aceitando que Deus fez o céu, a terra, o mar, os continentes, para deles podermos desfrutar a sua beleza e louvá-lo como nos convida o Salmista.

Acontece, no entanto, muitas vezes, que programamos mal a vida e poderemos chegar ao fim do “nosso tempo” – alguns anos! – sem termos feito nada de digno.
Pelo mundo em que vivemos, encontrámos situações tão variadas, de contrastes que nos fazem pensar: países de ricos e países de pobres, pessoas inteligentes e menos inteligentes , pessoas prudentes e pessoas atrevidas, pessoas de confiança e pessoas que não a merecem, amigos verdadeiros e amigos fingidos, amizades que se criam e amizades que mal chegam a nascer, pessoas que entram no barco e ajudam a empurrá-lo e pessoas que são tropeço e carga de sofrimento e só estorvam.
Estamos num mundo em que temos de mostrar o que valemos, como cidadãos, como cristãos, como pessoas de boa vontade, geradoras de paz e harmonia. O tempo da vida, dom inestimável de Deus, é breve. É tempo de mostrarmos o que valemos em favor do bem estar e da ajuda ao que sofre.

Talvez tenhamos já gritado contra as injustiças do mundo, contra a miséria, contra a exploração, contra as guerras, contra a violência, contra o crime,… Mas é tempo de fazer alguma coisa concreta pela justiça, pela paz, pelo bem estar dos mais pobres, pela libertação integral do homem, pela compreensão das famílias. E isto ainda que te chamem louco e te dêm uma cruz mais pesada em paga do teu amor, e no fim um túmulo sem flores!
Acredita que, depois de todo o bem que fizeres, mesmo incompreendido e talvez odiado: valeu bem a pena dares a vida sofrendo para fazer nascer a esperança na vida de alguém, para fazer nascer “vidas novas” ao estilo de Jesus.
Ser “amigo de verdade” é muitas vezes carregar uma cruz! Mas sabes que não estás só!
Somos uma família – a família humana. Mostra o que vales, meu amigo, sempre fazendo com que esta família seja cada vez mais feliz e unida!



Comentários

Mensagens populares